Título: 'DESAFIOS DO RIO SÃO DESAFIOS DO PAÍS'
Autor: Olavo Monteiro de Carvalho
Fonte: O Globo, 11/05/2005, Economia, p. 25

Olavo Monteiro de Carvalho será eleito presidente da Associação Comercial

O empresário Olavo Monteiro de Carvalho será eleito hoje presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Ele concorre em chapa única e assumirá o cargo no fim de junho. Monteiro de Carvalho sucede o embaixador Marcílio Marques Moreira. O empresário, um tradicional criador de gado e cavalos, também é fundador da empresa de fertilizantes Bioexton e dedica-se agora ao mercado de combustíveis naturais.

Quais seus projetos para a ACRJ ?

OLAVO MONTEIRO DE CARVALHO: Meu principal objetivo é converter a ACRJ numa entidade de representação não apenas do empresário, mas de toda a sociedade. A idéia é aumentar significativamente o atual quadro de associados. Quero, em especial, trazer as pequenas e médias empresas para dentro da ACRJ.

Como o senhor vê a economia do Rio e de que maneira a ACRJ pode contribuir para o desenvolvimento do estado?

MONTEIRO DE CARVALHO: Os desafios do Rio não são diferentes dos desafios do país. Um sistema tributário mais racional, juros que estimulem o setor produtivo, estabilidade de regras, redução da burocracia, apoio às pequenas e médias empresas e combate intransigente à violência. A contribuição da ACRJ se dará no engajamento em cada uma destas questões e na excelente interlocução que mantém com os governos federal, estadual e municipal.

Que setores da economia do estado apresentam mais potencial de desenvolvimento?

MONTEIRO DE CARVALHO: O Rio exerce há bom tempo uma liderança natural no setor de petróleo. As telecomunicações também se destacam. O audiovisual é outro segmento que tem crescido muito, e também é o caso de citar os pólos siderúrgico e gás-químico. Finalmente, a grande aposta para os próximos anos é o turismo. O Rio pode explorar melhor essa grande vocação. É um segmento que desejo priorizar na ACRJ.

Legenda da foto: MONTEIRO DE Carvalho: o turismo será prioridade