Título: FONTELES TAMBÉM PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE JADER
Autor: Carolina Brígido e Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 13/05/2005, O País, p. 5

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, também pediu ontem abertura de inquérito sobre o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA). O parlamentar deverá ser investigado porque uma empresa da qual é sócio, a Rede Brasil Amazônia de Televisão (RBA), com sede em Belém, teria cometido ilícitos fiscais da ordem de R$1,5 milhão. A Receita Federal já tinha multado a emissora por sonegação. As multas, somadas, chegam a R$1,5 milhão.

No parecer, o Ministério Público Federal sustenta que, após a abertura de inquérito, só poderá oferecer denúncia quando o processo fiscal na Receita Federal for concluído. Segundo o Ministério Público, os fiscais lavraram autos contra a empresa, mas foi apresentado um recurso ao Conselho dos Contribuintes.

Fonteles destaca que, enquanto não for concluída a fase administrativa, não há risco de o crime prescrever porque a contagem do prazo fica suspensa. Jader Barbalho já responde a outros processos, inclusive no Supremo, por causa dos escândalos de desvio de recursos da extinta Sudam.