Título: Trabalhador libertado vai receber R$12 mil
Autor:
Fonte: O Globo, 13/05/2005, O País, p. 11
Governo faz programa para ajudar vítimas de trabalho escravo
BRASÍLIA. O Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou ontem a criação de uma linha de crédito de até R$12 mil para cada trabalhador libertado de trabalho escravo nas operações do Grupo Móvel de Fiscalização, do Ministério do Trabalho. Além da ajuda, o governo incluiu no Plano para Erradicação do Trabalho Escravo a concessão de recursos para famílias de trabalhadores nas regiões onde há aliciamento de mão-de obra.
Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado anteontem indica que existem 25 mil vítimas de trabalho escravo no Brasil. As cidades de Açailândia (MA) e Barras (PI) serão as primeiras beneficiadas pelo programa.
Os recursos para o empréstimo virão do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O governo anunciou que vai acelerar a desapropriação de terras nas cidades onde ocorre aliciamento dos trabalhadores, para dar a eles área para trabalhar. Vai também se empenhar para aprovar a proposta de emenda constitucional que prevê a expropriação de terras com trabalho escravo.