Título: ¿MINHA CONDUTA FOI PAUTADA PELA ÉTICA¿
Autor: Carolina Brígido e Enio Vieira
Fonte: O Globo, 13/05/2005, Economia, p. 21
Para Meirelles, decisão do STF é positiva: `Sinto-me confortável no cargo¿
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, minimizou ontem o pedido para que se afastasse do cargo feito pelo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). Em entrevista a jornalistas após participar do encerramento do XVII Fórum Nacional, no Rio, disse ter confiança no julgamento do processo:
¿ Considero positiva a decisão (do Supremo Tribunal Federal). Ela vai permitir que os questionamentos sejam analisados em um fórum adequado e isento de motivações políticas. Além do mais, dará oportunidade de mostrar que a minha conduta sempre foi pautada pela legalidade, pela ética e pela transparência. Portanto, continuo sereno e tranqüilo fazendo o meu trabalho no Banco Central em prol do Brasil. Tenho total confiança no julgamento ¿ afirmou.
Não fosse por um detalhe, a resposta sobre o inquérito seguiria à risca o discurso que Meirelles trazia em mãos ao conversar com os jornalistas. No texto original, de cinco linhas, uma frase foi suprimida, riscada à caneta: após mencionar as motivações políticas, Meirelles diria que ¿não há ilegalidade alguma¿.
Sobre a crítica de Cavalcanti, ele disse:
¿ O debate é livre e faz parte da democracia. Sinto-me absolutamente confortável para permanecer no cargo ¿ afirmou o presidente do BC.