Título: Por que sobem os preços
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2004, Economia, p. 27

Por que os preços dos combustíveis sofrem as influências das altas do petróleo no mercado internacional, se o país produz cerca de 83% do que consome? É que, desde 2002, quando foram totalmente liberados, os preços no setor passaram a acompanhar as cotações internacionais. Ou seja, apesar de ter um custo bem menor para produzir o petróleo, a Petrobras passou a vender a preços internacionais. Dessa maneira, ela se mantém competitiva no mercado.

Foi a fórmula encontrada pelo governo para atrair empresas estrangeiras que quisessem investir na exploração de petróleo. Afinal, se os preços internos ficassem abaixo do pago no mercado externo, elas não se interessariam pelo negócio. Mas como a Petrobras é praticamente a única produtora de petróleo no Brasil, ela acaba se beneficiando com essa realidade.

Já na Venezuela, exportadora de petróleo, os preços internos não estão atrelados às cotações internacionais: o produto mais barato do país é a gasolina, vendida a US$ 0,05 o litro, com o que não se compra nem uma bala no Brasil.