Título: Uma novela longe de chegar ao fim
Autor: Mônica Tavares e Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 13/05/2005, Economia, p. 25

Ainda há pontos a serem resolvidos

A novela do PC Conectado tem três personagens principais: tecnologia, indústria e política. Graças a esse triângulo, o enredo arrastou-se por anos, pois eles não se entendiam nunca. A turma da tecnologia se esmerava em descobrir configuração e preço ideais para os computadores de baixo custo, a indústria fazia seu lobby e, no meio desse conflito, ficava a turma da política, que nunca tem pressa.

Mas agora parece que as personagens se entenderam e o projeto ensaia virar realidade. A configuração das máquinas (ver box ao lado) é básica, sob medida para iniciantes, que não precisam de muito poder de fogo. É um bom pontapé inicial, que despertaria a crítica de usuários mais exigentes, só que esse não é o público-alvo do PC Conectado. Se há algum problema com a configuração, é que ela inevitavelmente estará ultrapassada daqui a algum tempo, como acontece com qualquer outra máquina. Existe algum plano para financiar futuros upgrades desses PCs? Não. É um probleminha para o futuro.

A preferência pelo software livre (sem direitos autorais), para chateação da indústria do chamado software proprietário, é positiva porque significa menos custo inicial, mais concorrência no mercado e menos pirataria no setor. Os programas abertos oferecidos são compatíveis com as exigências da vida real, não deixando qualquer usuário à parte do mercado somente por falta de recursos.

O pacote de acesso à internet ¿ de 15 horas mensais a R$7,50 ¿ ainda é modesto, especialmente para os usuários em idade escolar ou que pretendem buscar emprego com a ajusta da rede. Mas pode melhorar se as operadoras de telefonia, por exemplo, decidirem mostrar que sabem o que é responsabilidade social, facilitando o acesso à rede para esse segmento. Taí um problemão imediato.

Enfim, a novela do PC Conectado ganha novo gás. E aguardemos os próximos capítulos: 1) críticas da indústria; 2) aumento do microcrédito; 3) venda das máquinas; 4) entrega; 5) assistência técnica. Serão capítulos emocionantes.