Título: Bancários suspendem greve no país e voltam hoje ao trabalho
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 15/10/2004, Economia, p. 32

Os bancários suspenderam ontem a greve da categoria, deflagrada há um mês. Em assembléias ontem à noite, sindicatos de 18 capitais votaram pelo fim do movimento, seguindo a orientação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB) e da executiva nacional da categoria. A trégua vai durar até a próxima quarta-feira. Nesse período, os bancários esperam retomar a negociação com os bancos e evitar que uma decisão desfavorável do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal seja estendida ao setor privado. A votação no TST está marcada para a quinta-feira.

¿ Os banqueiros diziam que só negociariam com a volta ao trabalho. Vamos ver agora se isso era verdade ou se eles serão irresponsáveis em manter uma posição inflexível ¿ disse o presidente da CNB, Vagner Freitas.

Os bancários começaram a campanha salarial deste ano reivindicando 25% de reajuste. Diante do impasse com os bancos, reduziram o pedido para 19%, mas o índice continuou muito longe do que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) declara ser sua oferta definitiva: aumento entre 8,5% e 12,7%.

¿ A suspensão da greve mostra bom juízo e melhora a relação entre as partes. Mas já colocamos a nossa proposta final. A palavra está com os sindicalistas ¿ afirmou o negociador da Fenaban, Magnus Apostólico.

Categoria tenta evitar o corte dos dias de greve

Até ontem à noite, não havia oficialmente nenhuma nova reunião agendada entre CNB e Fenaban. Além de melhor reajuste salarial, os bancários querem que os dias parados não sejam descontados. Existem ainda questões específicas de BB e CEF, como a recontratação de antigos funcionários.

A suspensão da greve nacional começou a ser costurada ontem cedo, em Brasília, durante uma reunião da Executiva Nacional dos Bancários. O tema principal do encontro foi o fracasso na reunião de conciliação realizada pelo TST e a indicação de que o tribunal acompanharia a proposta de reajuste da Fenaban. A única diferença é que o presidente do Tribunal, Vantuil Abdala, fala também no pagamento de um abono de mil reais.

¿ A decisão de suspender a greve não representa uma derrota. Mas derrota será se o TST estabelecer um índice de reajuste muito abaixo do reivindicado ¿ afirmou o presidente da CNB.

Segundo Freitas, a iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Crédito (que representa só 5% da categoria) de pedir o dissídio no TST foi perniciosa e serviu para ¿desmobilizar a greve¿.

Em São Paulo, a proposta da suspensão da greve foi votada em assembléia com a presença de cerca de 600 pessoas.

Ontem pela manhã, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou que as negociações estavam evoluindo positivamente. À tarde, o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, disse ter informações de que a greve acabaria hoje.

¿ As coisas estão se acomodando. Ouvi de muitos dirigentes sindicais que as propostas apresentadas são positivas ¿ disse Palocci.

Segundo Mattoso, a proposta apresentada pela Caixa a seus empregados é a melhor já feita nos últimos 15 anos, com ganho real que varia de 2% a 5%, mas não foi entendida por todos.