Título: ALDO: `MAIS UM MINISTÉRIO PARA O PT NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO GOVERNO¿
Autor:
Fonte: O Globo, 12/05/2005, O País, p. 11

Ministro diz que Gushiken fez comentário exótico ao pedir sua saída

BRASÍLIA. Numa reação à investida do PT para ocupar a coordenação política do governo, o ministro Aldo Rebelo fez ontem no Congresso críticas à conduta dos petistas de reivindicarem publicamente seu cargo. Ele classificou de exótica a iniciativa do secretário de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, de reivindicar mais um ministério para o PT, além dos 19 que o partido já ocupa.

Aldo reuniu-se com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que sempre o defendeu. E teria conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À tarde, visitou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

¿ Não é mais um ministério para o PT que resolverá o problema político da base. O PT precisa ceder espaço aos aliados. O PT não tem votos suficientes para fazer maioria na Câmara nem no Senado. Não há como buscar apoio, se não abrir espaço para os aliados.

Para Aldo, cabe a Lula decidir com quem ficará o ministério da Coordenação Política.

¿ A colocação do ministro Gushiken é legítima. Ele é um dirigente do partido e o PT acha que pode ocupar a função. Mas alguém pode dizer que é um comentário exótico porque trata-se de um ministro falando sobre a função de outro. De qualquer forma, eu respeito.

Na saída da reunião com Renan, Aldo recebeu o apoio do presidente do Senado. Já o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, acusou o PT de usar métodos desleais na relação com os aliados.

¿ Na reforma ministerial, usaram métodos subterrâneos. (José) Genoino (presidente do PT) dizia que a demissão não era posição do PT, mas o partido trabalhava para isso. Passaram aos métodos desleais.