Título: ATÉ RESPOSTA PAGA COM DINHEIRO PÚBLICO
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 14/05/2005, O País, p. 11

Além da inelegibilidade, uma punição pedagógica. A governadora Rosinha Garotinho pagará a multa mais alta prevista na legislação (R$97.800, ou 100 mil UFIRs) por ter usado recursos públicos para pagar anúncio em que respondia a um editorial do GLOBO que criticava a atuação política do casal Garotinho em Campos.

Documentos adquiridos pela Justiça mostram que o texto publicitário do governo do estado custou R$165.979,44 aos cofres públicos. O texto, em resposta ao editorial ¿Além dos limites¿, não tratava de questões institucionais. ¿A multa deve ser fixada em seu grau máximo, especialmente pela sua missão pedagógica e preventiva, para refletir sobre a conduta presente e futura dos réus¿, diz a sentença.

A juíza afirma que o texto publicitário deveria ter sido pago com recursos do PMDB. ¿Curial (conveniente), portanto, que a defesa fosse patrocinada com recursos do grupo político atingido, não do Estado do Rio de Janeiro, ente não envolvido, seja no editorial do GLOBO, tampouco preservado quanto aos seus interesses que devem ser eminentemente coletivos com a resposta cara e sem sentido institucional¿.