Título: PMDB E PDT DIZEM QUE A SENTENÇA CAIRÁ
Autor: Anselmo Carvalho Pinto
Fonte: O Globo, 14/05/2005, O País, p. 10
Oposição destaca vitória contra máquina do estado
O secretário-geral do PMDB, Jorge Picciani, secretário-geral do PMDB, disse ter certeza que a decisão da juiza Denise Appolinária, será anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Picciani argumenta que o secretário de Governo, Anthony Garotinho, não exercia nenhuma função pública durante o processo eleitoral em Campos, por isso não poderia ser punido com a inelegibilidade. O presidente da Alerj disse ainda que a governadora Rosinha Garotinho não envolveu o governo na campanha. Para Picciani, no entanto, a anulação da eleição deverá ser mantida pelo TRE, já que a campanha na cidade foi tumultuada, com denúncias de uso da máquina administrativa por parte da prefeitura.
¿ As ações de Garotinho foram políticas ¿ disse Picciani, completando que a imagem do casal Garotinho não deverá sair arranhada do episódio.
PMDB já se prepara para nova eleição em Campos
O partido já está se preparando para um novo pleito na cidade: os nomes mais cotados para assumir uma nova candidatura são o do ex-deputado estadual Paulo Albernaz e o secretário de Integração Governamental, Luiz Rogério Magalhães.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse achar estranho que seu correligionário Carlos Alberto Campista tenha sido cassado.
¿ É a primeira vez que uma vítima é condenada ¿ disse ele. ¿ Acho difícil que essa decisão seja mantida. Ela foi salomônica. Não tem base num julgamento justo.
O líder do PMDB Alerj, Paulo Melo, considerou a sentença intempestiva. O presidente regional do PT, deputado estadual Gilberto Palmares, acha que a democracia saiu vencedora. Para o deputado estadual do PSDB Luiz Paulo Corrêa da Rocha, a decisão da Justiça era previsível.
¿ As denúncias de uso explícito da máquina estadual ocorreram em vários municípios. Tinham que explodir em algum lugar.