Título: CURITIBA, A PRIMEIRA ENTRE AS CAPITAIS
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 14/05/2005, O País, p. 14

Cidade paranaense tem o maior número de funcionários ligados à pasta

CURITIBA. Entre as capitais brasileiras, Curitiba é a que tem o maior número de servidores públicos vinculados à Secretaria municipal de Meio Ambiente, proporcionalmente ao número total de habitantes da cidade. Enquanto em Salvador, que tem 5.851.914 habitantes, há 11 funcionários ativos em órgãos ambientais, na capital do Paraná, com 1.587.315 habitantes, existem 911 funcionários. O número é quase 4,5 vezes maior do que o quadro da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, que tem 5.851.914 habitantes e 210 servidores.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Domingos Caporrino Neto, 8% da receita da prefeitura vão para a pasta, cujo orçamento previsto para este ano é de R$112,4 milhões.

¿ A cidade cresceu e temos problemas. Curitiba é cortada por vários rios, o que dificulta o controle. Mas o meio ambiente é prioridade na cidade. Temos programas específicos para arborização, coleta e separação do lixo, controle da qualidade da água dos rios, e vários outros. Investimos bastante nas questões de meio ambiente e vamos avançar ainda mais ¿ diz.

A capital paranaense tem 80,7 milhões de metros quadrados de áreas verdes, em parques, bosques e praças preservadas dentro do perímetro urbano e é considerada pela ONU a capital ecológica do Brasil. Ao responder a pesquisa do IBGE, a prefeitura informou que não há poluição de impacto nos rios da cidade. Mas 50 agentes do programa Olho D´Água, de despoluição de rios, retiraram mais de 500 toneladas de lixo reciclável dos rios e córregos das bacias do Barigüi, Atuba, Iguaçu e Belém, em um ano de trabalho.