Título: XANGRI-LÁ, UM PARAÍSO AMBIENTAL NO SUL
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 14/05/2005, O País, p. 14

Cidade está entre as menos poluídas

PORTO ALEGRE. No Brasil, Xangri-lá não é um paraíso perdido. É um paraíso ambiental, já que está entre os 1.139 municípios (20% do total) que declararam para o IBGE não ter qualquer problema ambiental.

Localizada no litoral gaúcho, Xangri-Lá fica a 130 quilômetros de Porto Alegre e é um dos principais balneários do litoral norte do estado, com uma das praias mais badaladas, Atlântida, onde se concentram condomínios com moradores de elevado poder aquisitivo. Na sede do município não há prédios. Os poucos estão situados no centro de Atlântida e, mesmo assim, com restrições, pois não é possível construir edifícios com mais de quatro andares.

¿ De 80 a 90% da poluição em uma cidade de pequeno porte como a nossa são causadas pela falta de controle das edificações ¿ diz o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Egon Birlem.

O município tem apenas 9.200 habitantes fixos, mas a população flutuante chega a mais de 200 mil pessoas nos meses de janeiro e fevereiro. Segundo o prefeito Celso Barbosa, 30% da área urbana são atendidas pelo tratamento de esgotos. Todas as casas têm água tratada e a população, de baixa renda, sobrevive com a atividade da construção civil no município.

¿ No ano passado fomos o único município elogiado pela Fepam (o órgão estadual encarregado da área ambiental) por termos cumprido todas as exigências em relação a quiosques na beira da praia, que foram todos removidos ¿ disse o secretário Birlem, que, mesmo assim, também recebeu com surpresa os resultados da pesquisa do IBGE.

O prefeito Celso Bassani Barbosa surpreendeu-se, porque nunca havia ouvido falar que Xangri-Lá se destaca em termos nacionais por não ter problemas na área do meio ambiente. Mas logo soube encontrar uma explicação, ao tomar conhecimento da pesquisa do IBGE:

¿ Nosso plano diretor proíbe a construção de prédios na cidade e, com isso, não há pressão sobre o sistema de esgotos. Como não temos indústrias, também não temos poluição ambiental ¿ disse.