Título: AGENDA 21 AVANÇA NO NORDESTE
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 14/05/2005, O País, p. 14

A cada nova pesquisa do IBGE, mapas e tabelas reforçam a distância social e econômica que separa o Nordeste das regiões mais ricas do país. Desta vez, porém, um dado sobre o meio ambiente põe a região em posição de vantagem com relação aos estados do Sul e do Sudeste. A pesquisa ¿Perfil dos Municípios Brasileiros - Meio Ambiente 2002¿ destacou o Nordeste como o lugar do país onde a Agenda 21 mais avançou, com 64% dos municípios tendo iniciado o seu processo de implantação. A Agenda 21 é um documento que serve de guia para organizar as ações ambientais do poder público e da sociedade civil.

A pesquisa mostrou que só 10,4% dos municípios brasileiros não conhecem a Agenda 21. Porém, quase 60% dos que declararam conhecer a agenda não iniciaram qualquer processo de implantação. E dos que declaram ter começado, metade ainda se encontra na etapa inicial enquanto 13% estão na fase de diagnóstico e só 15,5% já chegaram ao estágio final da construção da agenda.

Para os técnicos do IBGE, a grande presença da Agenda 21 no Nordeste está associada à ação do Banco do Nordeste, que tem condicionado a liberação de créditos para os municípios à implantação da agenda. Desde 1999, quando lançou o programa Farol do Desenvolvimento, o banco procura se aproximar das comunidades por meio de agentes de desenvolvimento, que organizam reuniões e debates com líderes locais na tentativa de colaborar com a organização econômica, social e ambiental dos municípios.