Título: Doze estados oferecem escola a partir de 6 anos
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 15/05/2005, O País, p. 3

Melhoria na capacidade de leitura, diminuição da evasão e inclusão social são alguns dos benefícios para as crianças

BELO HORIZONTE, CURITIBA e BRASÍLIA e RIO. Doze estados já adotam, ao menos em parte de sua rede escolar, a prática de oferecer vagas para as crianças a partir dos 6 anos de idade. Minas foi o primeiro estado a ampliar o ensino fundamental, passando o período de oito para nove anos. Hoje, todas as escolas estaduais, de quase todos os 853 municípios mineiros oferecem ensino fundamental com nove anos, além de escolas municipais de 646 cidades.

Para a secretária estadual de Educação, Vanessa Guimarães, a iniciativa permitiu a inclusão de cerca de cem mil crianças com 6 anos no sistema em 2004, passando para 130 mil crianças neste ano. Mas, segundo a secretária, o objetivo não é apenas a inclusão, mas também o acesso à pré-escola, ainda muito restrito.

Com a medida, a secretaria espera combater o principal problema entre os alunos da escola pública, que costumam chegar à quarta série do ensino fundamental com uma péssima leitura. A baixa capacidade de leitura e de expressão é considerada um dos maiores fatores da repetência, do abandono e do baixo desempenho dos alunos.

¿ A classe média, em geral, busca a formação e o desenvolvimento das crianças mais cedo, por meio da pré-escola. Essa necessidade é muito maior para as crianças pobres ¿ diz Vanessa.

No Nordeste, o Ceará é o líder em número de matrículas de crianças com 6 anos no ensino fundamental: em 2004, foram 65.827. O início do ensino fundamental aos 6 anos veio também como conseqüência de outra descoberta. Uma pesquisa feita em parceria por Unicef e Universidade Federal do Ceará, em 1993, constatou que a classe de alfabetização era uma barreira para o ensino fundamental porque reprovava o aluno que não atingisse a média, dando início às distorções idade-série. Com o desestímulo, vinha a evasão.

Já em Curitiba, as crianças começam o ensino fundamental aos 6 anos nas 167 escolas municipais desde 1999.

¿ O que fazemos é prepará-los para a transição entre a educação infantil e o ensino fundamental ¿ diz a diretora do departamento de ensino fundamental, Nara Salamunes.