Título: ESTADO MAIS RICO DO PAÍS, SP NÃO IMPLANTOU MODELO
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 15/05/2005, O País, p. 3

`Em vez de um ano a mais, por que não uma hora a mais por dia?¿

SÃO PAULO. Embora seja o estado mais rico do país, São Paulo ainda não pôs em prática o projeto que aumenta a duração do ensino fundamental de oito para nove anos. Nem mesmo a capital paulistana, que sozinha responde por 10,41% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, adotou o sistema. Apenas 22 municípios paulistas do interior, mais pobres que a capital, adotaram um ano a mais, implantando a série inicial para crianças de 6 anos.

O secretário municipal de Educação de São Paulo, José Aristodemo Pinotti, considera boa a proposta do Ministério da Educação, mas diz que é preciso saber de onde sairão os recursos para a sua implantação.

¿ Pedagogicamente não muda nada. A mudança é administrativa. Mas é preciso deixar bem definido de onde virão os recursos e que isso não representaria mais encargos para os municípios ¿ disse Pinotti.

Já o secretário estadual de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, não gosta da idéia.

¿ Não sou radicalmente contra, mas a qualidade da educação não passa por nove anos. Aumentar mais um ano no ensino fundamental não é mais importante que aumentar o número de horas-aulas. Em vez de um ano a mais, por que não uma hora a mais de aula por dia? ¿ questiona o secretário. (Adauri Antunes Barbosa)