Título: METAS ESCOLHIDAS PELA SOCIEDADE
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 15/05/2005, O País, p. 10

Planos para as próximas duas décadas serão feitos após ampla consulta

BRASÍLIA. Em outubro, um ano antes das eleições presidenciais, o governo federal pretende apresentar ao país um plano ambicioso para os próximos 17 anos. A novidade é que as metas não sairão da cabeça dos burocratas de Brasília nem do programa partidário petista, mas de ampla consulta a todos os setores da sociedade. Trata-se do projeto Brasil Três Tempos, do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência (NAE), presidido pelo secretário de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken.

A proposta, explica o coronel Oswaldo Oliva, secretário-executivo do NAE, não é apresentar uma plataforma de governo, mas um plano estratégico do Estado, que tenha o respaldo da sociedade e estabeleça as prioridades nacionais em três momentos: 2007, 2015 e 2022.

¿ É projeto sem caráter político ou ideológico ¿ afirma Oliva.

Especialistas da área acadêmica elegeram 50 temas que devem orientar a vida social, política e econômica do século XXI, como qualidade de vida urbana, biotecnologia, Conselho de Segurança da ONU, qualidade de ensino, desigualdade social, ações afirmativas de inclusão social, inclusão digital, tecnologia da informação, nanotecnologia, blocos político-econômicos e diversidade cultural.

Primeiro fizeram um estudo retrospectivo para explicar o presente. Depois, montaram os cenários para o futuro, que incluirão consultas a 50 mil pessoas por meio da internet. As consultas devem terminar até 30 de maio e os resultados saem em junho. O custo do projeto é de R$900 milhões.

Vão responder à pesquisa ministros, secretários executivos dos ministérios, ocupantes de altos cargos de confiança, governadores, secretários e prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais e presidentes de câmaras de vereadores. Também serão ouvidos os juízes dos tribunais superiores e do STF.