Título: VICE-PROCURADOR GERAL É HOJE O MAIS COTADO
Autor: Maria Lima e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 15/05/2005, O País, p. 15

Ministério Público montará lista tríplice que será enviada a Lula

BRASÍLIA. No Ministério Público já são intensas as articulações para tentar influenciar na escolha do sucessor do procurador-geral, Cláudio Fonteles. Na próxima terça-feira serão conhecidos os nomes da consulta feita no Ministério Público para a composição da lista tríplice que será enviada a Lula. Mas essa eleição interna, feita através de consulta em todo país, pode ser deixada de lado, porque o presidente da República tem a prerrogativa exclusiva de escolher o nome, aceitando ou não sugestões. O nome de preferência de Fonteles e do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, é o do vice-procurador geral, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza.

Também está na disputa, com grandes chances junto ao Planalto, o corregedor do Ministério Público Federal, Wagner Gonçalves. Por fora correm o corregedor-geral eleitoral Roberto Gurgel, e a sub-procuradora-geral Ella Vieco, também candidata quando Fonteles foi o escolhido.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Nicolau Dino , lembra que é histórica a campanha pela mudança da regra que dá ao presidente da República exclusividade na escolha do procurador-geral da República. Na reforma do Judiciário, aprovada pelo Congresso, a proposta de adoção de um mecanismo democrático para a escolha, levando em conta a vontade da categoria, foi derrubada.