Título: No rádio, Rosinha ataca adversários em Campos
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2004, O País, p. 5

A governadora do Estado do Rio, Rosinha Matheus, e o presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, usaram o programa ¿Bom dia, governadora¿, veiculado pela Rádio Tupi AM, para atacar anteontem o candidato do PDT a prefeito de Campos, Carlos Campista, e o prefeito Arnaldo Vianna, que o apóia. Rosinha passou o programa entrevistando Garotinho.

Em resposta, o advogado do prefeito, José Sad Júnior, deverá entrar hoje com ação na comarca de Campos alegando que o programa feriu a legislação eleitoral, por se tratar, segundo ele, de propaganda política ¿contrária a candidato, partido, coligação, a seus órgãos ou representantes¿, conforme o artigo 44 da Lei Eleitoral.

No programa, o presidente do PMDB afirmou: ¿O prefeito está cassado; ele ontem (sexta-feira) conseguiu um ato ilegal, um agravo de instrumento para se manter no cargo até segunda-feira (hoje), um efeito suspensivo, ganhando tempo, mas isso tudo não altera a liminar. A liminar está dada; (ele) pode ser inclusive cassado hoje, amanhã, segunda-feira no máximo, mas pode ser até hoje. Não tem nenhum valor¿.

Mais adiante, Garotinho disse no programa da Rádio Tupi que ¿o prefeito está cassado e no máximo até segunda-feira (hoje) o vice-prefeito tem que ser empossado¿.

Segundo fonte do Tribunal de Justiça, na sexta-feira passada Garotinho telefonou mais de uma vez para o presidente do TJ, desembargador Miguel Pachá, para ter notícias do processo.

Garotinho disse também que os votos dados a Campista foram comprados. ¿Os votos que levaram o senhor Campista ao segundo turno foram votos comprados a R$ 50 e a R$ 100¿. Rosinha disse que Vianna ¿está cassado de qualquer jeito porque a Justiça afasta o prefeito de Campos por corrupção¿.

O advogado do prefeito entende que a afirmação constitui propaganda política:

¿ Vamos entrar hoje com ação, porque isto (a propaganda) é abuso de poder ¿ disse Sad Júnior.