Título: PETISTAS CRITICAM DESEMPENHO DO GOVERNO LULA
Autor: Adauri Antunes Barbosa e Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 16/05/2005, O País, p. 4
Políticas econômica e social foram pontos mais discutidos
SÃO PAULO. Representantes de movimentos populares e de correntes de esquerda do PT criticaram ontem as políticas econômica e social do governo Lula. Durante a conferência ¿O PT e os movimentos sociais¿, encerrada ontem em São Paulo, os ativistas fizeram críticas ao partido e ao governo, mas ressaltaram que o desempenho é melhor que o de Fernando Henrique Cardoso.
As avaliações dos movimentos populares serão levadas ao Diretório Nacional do PT, que se reúne no próximo fim de semana. O ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência, respondeu às críticas, como porta-voz do governo. Tanto Dulci quanto os dirigentes do PT concordaram que os movimentos populares precisam ir às ruas, usando as mobilizações como instrumento de pressão. Segundo Dulci, a elite usa instrumentos de pressão sobre o governo.
Sem-teto reclamam de falta de verba e pouco poder
Aberta durante o dia, a conferência foi fechada à imprensa no momento em que os militantes apresentaram as críticas. A idéia de que a política econômica precisa ser radicalmente modificada para que o PT implemente seu projeto foi reafirmada várias vezes. Os sem-teto reclamaram que o Ministério das Cidades tem pouca verba e pouco poder.
Outra crítica foi feita à política indígena. Dulci anunciou que o governo vai criar o conselho de representantes para interlocução com os povos indígenas e justificou que a legalização da terra Raposa Serra do Sol, em Roraima, demorou a ser efetivada porque o governo esperava o momento adequado.
¿ Há necessidade de aproximação do partido e do governo com os movimentos populares ¿ afirmou João Felício, dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).