Título: Marta e Lula aparecem juntos em outdoor
Autor: Soraya Aggege e Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 18/10/2004, O País, p. 8
Depois de usar o bordão ¿Maluf faz¿ para eleger o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), na década de 90, o publicitário Duda Mendonça repete a dose na capital paulista em 2004. Desta vez, com a prefeita Marta Suplicy (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começaram a aparecer juntos ontem, pela primeira vez no segundo turno, em outdoors com suas fotos e o mote: ¿Essa dupla faz¿. A imagem de Marta e Lula juntos também foi veiculada à noute em propaganda eleitoral na TV.
Por enquanto, será esta a contribuição do presidente com sua imagem para Marta. Outras aparições da dupla ainda estão sendo avaliadas. Lula gravou sua mensagem de apoio à reeleição da prefeita para o horário eleitoral gratuito, mas incumbiu Duda de avaliar se há riscos para sua imagem a exposição ao lado da prefeita, que está 12 pontos percentuais atrás do tucano José Serra nas pesquisas de intenções de votos.
O presidente não estaria disposto a correr riscos de desgastes, e preferiria não aparecer, mas como tem em Marta uma forte aliada, avalia que não poderá lhe negar apoio. A prefeita disse ontem que seu desempenho nas pesquisas não a assusta. Segundo ela, as ¿pesquisas interessam aos marqueteiros¿.
José Serra procurou minimizar a euforia dos tucanos diante das pesquisas que lhe asseguram a vitória a duas semanas da eleição. Serra disse que pretende evitar o clima de ¿já ganhou¿ mas admitiu que o clima de sua campanha nas ruas é de que vencerá a disputa.
O ex-prefeito Celso Pitta, principal personagem da campanha nos últimos dias, distribuiu nota dizendo que votou em Serra (PSDB) no primeiro turno e que pretende votar no tucano no segundo turno. ¿Votei em Serra porque entendo ser a melhor opção para São Paulo. Aliás, depois de toda essa propaganda do PT em torno da minha pessoa, decidi permanecer na cidade durante o feriado prolongado a fim de lhe garantir voto também no segundo turno¿.
Em Santos, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, irritado, disse que não é ¿idiota, nem retardado¿ para analisar o futuro político de Marta caso ela perca a eleição.
¿ Só um retardado discute uma coisa desta antes do resultado eleitoral.