Título: Começa hoje a festa nacional da ciência
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 18/10/2004, O mundo, p. 22

Com a missão de popularizar a ciência e estimular a formação de novos pesquisadores, começa hoje a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada no Brasil. Museus, centros de pesquisa, laboratórios, universidades e até mesmo um trem terão atrações especiais nos próximos dias para mostrar o melhor da produção científica do país. A semana termina oficialmente domingo, mas o eclipse da Lua que ocorrerá três dias depois promete também mobilizar o país para a observação do espetáculo celeste.

¿ Uma semana como essa contribui para criar uma cultura científica no país ¿ diz Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do ministério homônimo, lembrando que a semana passa a fazer parte do calendário anual de eventos do país.

A programação é voltada sobretudo para as crianças, que terão a oportunidade de ver de perto animais peçonhentos, visitar as instalações de um reator nuclear, conhecer o relógio atômico que marca a hora oficial do Brasil, conversar com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, aprender a extrair o DNA de frutas e até viajar no Trem da Ciência. A lista tem 1.600 atividades em todo o Brasil.

¿ Queremos atrair os jovens para a ciência, apresentando-a de maneira mais leve, mais dinâmica, mais atualizada ¿ resume Moreira. ¿ Muitas vezes, o ensino é deficiente em ciência e os livros didáticos não respondem à rapidez das informações.

No Rio, a semana começa com um grande evento integrado no Largo da Carioca, no Centro. Especialistas do Observatório Nacional ensinarão a observar manchas solares, enquanto biólogos do Instituto Vital Brazil vão mostrar os cuidados a serem tomados com animais peçonhentos. Cobras, aranhas e escorpiões estarão em exposição. As crianças poderão aprender um pouco sobre energia estática com o divertido Gerador de Van der Graaff, aparelho que arrepia os cabelos de quem se aproxima.

Encerramento com atrações no Parque do Flamengo

Numa época em que genoma, transgênicos, clones e mudanças climáticas estão presentes no noticiário e em conversas cotidianas, a popularização de informações científicas é cada vez mais necessária, defendem especialistas.

¿ As pessoas precisam ter conhecimento para decidir sobre transgênicos, por exemplo ¿ sustenta Moreira. ¿ E quanto mais tiverem informação qualificada, melhor.

O ponto alto da programação voltada para as crianças é o Trem da Ciência, que partirá da Central do Brasil, sábado, às 11h, rumo a Nova Iguaçu. São oito vagões com exposições, jogos, filmes e oficinas.

Os adultos não foram deixados de lado. Instituições como a Fundação Planetário, o Museu de Astronomia, a Fiocruz, o Jardim Botânico, a CNEN, o Instituto Nacional de Tecnologia e universidades estão abrindo suas portas à visitação. O encerramento da semana no Rio, domingo, no Parque do Flamengo, terá atrações para adultos e crianças ao longo de todo o dia.

As atividades científicas, no entanto, não se encerram por aí. Dia 27 haverá um eclipse total da Lua e os organizadores da semana lançaram o slogan ¿Brasil, olhe para o céu¿, com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas por todo o país para a observação do fenômeno. O eclipse começa às 22h14m e se encerra à 1h53m do dia 28. Tanto a Fundação Planetário quanto o Observatório Nacional terão programações especiais para quem quiser apreciar o espetáculo, que só se repetirá em 2007.

A programação completa está no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br/semanact/index.htm).