Título: JORNAL DIZ QUE KOFI ANNAN SOFRE DE DEPRESSÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 16/05/2005, O Mundo, p. 19

Envolvimento do filho em escândalo teria um papel na doença

PARIS. Desde que teve de enfrentar na ONU a crise desencadeada pela guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, o secretário-geral da organização, Kofi Annan, foi acometido de uma depressão que, segundo o periódico francês "Le Journal du Dimanche", é escondida por seus assessores.

"Kofi Annan sofre de depressão, embora esta palavra seja tabu na sede da ONU", afirma o jornal, que cita como fonte um "assessor próximo" do secretário-geral. Tudo teria começado em 2003 com a vitória dos Estados Unidos no Iraque, abrindo um racha no seio da ONU. A evolução do conflito produziu no secretário-geral a perda da voz, segundo o jornal. A partir dessa estranha afonia, a depressão teria passado a afetá-lo de forma cíclica.

"A gravidade de seu estado tornou-se evidente em novembro do ano passado, quando faltou, no último momento e sem qualquer explicação, a um encontro em Burkina Faso", conta o "Journal du Dimanche". Segundo o veículo, Annan "teve de enfrentar várias notícias ruins - escândalos com agentes da ONU, a morte de seu mais fiel assessor, Sergio Vieira de Mello, em um atentado em Bagdá, e, o golpe mais duro, o envolvimento de seu próprio filho, Kojo, num escândalo no programa petróleo por comida no Iraque - que o deixaram abatido, preocupado e distante.