Título: 'NEWSWEEK' DIZ QUE PODE TER ERRADO
Autor:
Fonte: O Globo, 16/05/2005, O Mundo, p. 19
WASHINGTON. A revista "Newsweek" admitiu a possibilidade de ter cometido um erro numa reportagem publicada no dia 9 de maio em que afirmava que militares americanos teriam profanado o Alcorão na Base de Guantánamo, em Cuba, e pediu desculpas às vítimas da violência desencadeada pelo artigo.
A revista semanal diz na edição publicada hoje que sua fonte não tinha certeza de ter ouvido que pelo menos uma cópia do Alcorão teria sido jogada no vaso sanitário numa tentativa de fazer os detentos muçulmanos falarem. Na última sexta-feira, o Pentágono disse à revista ter investigado as alegações de profanação do Alcorão e não ter conseguido comprovar nada.
O artigo provocou violentos protestos no mundo muçulmano - do Afeganistão, onde 16 pessoas foram mortas e mais de 100 feridas, ao Paquistão, à Indonésia e à Faixa de Gaza. Na semana passada, a reportagem foi condenada no Egito, na Arábia Saudita, em Bangladesh, na Malásia e pela Liga Árabe. Ontem, clérigos muçulmanos afegãos ameaçaram os Estados Unidos com uma guerra santa.
A retratação da revista ocorre após outros casos na imprensa americana de demissão de repórteres e de reconhecimento de que várias histórias publicadas foram fabricadas ou plagiadas.