Título: CONDOLEEZZA FAZ VISITA DE SURPRESA AO IRAQUE
Autor:
Fonte: O Globo, 16/05/2005, O Mundo, p. 19
Secretária de Estado dos EUA discute violência com dirigentes e pede calma em dia em que 34 corpos são achados
BAGDÁ. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, fez ontem uma visita surpresa ao Iraque para demonstrar o apoio dos Estados Unidos ao novo governo iraquiano e discutir a escalada da violência. A visita ocorreu no mesmo dia em que 34 corpos foram achados.
Desde que o governo foi formado, em 28 de abril, uma nova onda de violência explodiu, deixando mais de 400 mortos. Condoleezza deixou claro o apoio ao primeiro-ministro, o xiita Ibrahim al-Jaafari, mas pediu que haja maior participação sunita no governo. Primeiro alto integrante do governo americano a visitar o país desde abril, ela pediu paciência:
- As coisas não acontecem da noite para o dia. Nós nos tornamos muito impacientes. O Iraque está emergindo de um longo pesadelo de tirania para a liberdade - disse ela. - Esta guerra veio a nós, e não o contrário.
Segundo o assessor de Segurança Nacional, Stephen Hadley, a visita faz parte dos esforços dos EUA de se aproximarem das minorias iraquianas, entre elas os sunitas, que controlaram o país com Saddam Hussein.
Piloto só soube quem era a passageira no embarque
A secretária de Estado chegou à cidade curda de Arbil num avião militar C-17 procedente do Qatar. O esquema de segurança era tão grande que o piloto só soube quem era a passageira no momento do embarque, e Jaafari só foi avisado 48 horas antes de sua chegada. Muitas vezes ela se deslocou usando capacete e colete à prova de balas.
De Arbil, ela seguiu de helicóptero para Salahuddin, feudo do líder curdo Massud Barzani, para encontrá-lo. De lá, seguiu para Bagdá, onde se reuniu com o presidente Jalal Talabani, um curdo, e com Jaafari.
Ontem foram encontrados ao todo 34 corpos em Bagdá, Iskandariya (ao sul da capital) e Ramadi (a oeste). Além disso, dois atentados suicidas - contra um tribunal e um comboio do governador de Baquba (a nordeste de Bagdá) deixaram seis mortos e 39 feridos.
Legenda da foto: CONDOLEEZZA AO chegar a Salahuddin, no norte do Iraque: capacete e colete à prova de balas fizeram parte de forte esquema de segurança