Título: CERIMÔNIA CELEBRA 57 ANOS DE ISRAEL
Autor:
Fonte: O Globo, 16/05/2005, O Mundo, p. 20
Fierj quer reafirmar amizade entre brasileiros e israelenses após críticas árabes
A Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) comemorou ontem o aniversário dos 57 anos da criação do Estado de Israel com uma cerimônia no Hotel Sheraton que tinha ainda um significado paralelo. Irritada com as críticas a Israel durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes, a comunidade israelita quis reafirmar a amizade entre brasileiros e israelenses.
- Fizemos questão de um elevado número de políticos para mostrar a amizade entre os povos do Brasil e de Israel, numa semana em que o Estado israelense foi tão criticado por líderes árabes que vieram para a cúpula em Brasília - declarou Osias Wurman, presidente da Fierj e vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil. - Diziam que era um encontro de comércio e acabou sendo mais político e de pressão.
A cerimônia teve a presença da governadora Rosinha Garotinho, do secretário estadual de Cultura, Arnaldo Niskier, além de senadores e deputados, num total de cerca de 15 políticos, entre outros representantes da sociedade. O ministro Jaques Wagner, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, fez uma saudação em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Este ano foram homenageados dois brasileiros já falecidos: o embaixador Souza Dantas, que ajudou a salvar 750 judeus da França ocupada por nazistas na Segunda Guerra Mundial, e o chanceler Oswaldo Aranha, que presidiu a sessão da ONU em 1947 que determinou a partilha da Palestina e a criação do Estado de Israel no ano seguinte.
- Esta comemoração se torna mais especial por coincidir com os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e a libertação dos campos de concentração - comentou Osias Wurman.
Legenda da foto: NISKIER E WAGNER, na cerimônia no Sheraton: homenagem a Israel