Título: `GOVERNO É INTRANSIGENTE¿
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 17/05/2005, O País, p. 3
Bastos defende investigação
BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse ontem que um inquérito da Polícia Federal vai apurar com rigor as denúncias de corrupção envolvendo o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios Maurício Marinho porque ¿o governo Lula é intransigente com a corrupção¿. No Congresso, coube ao líder do PT no Senado, Delcídio Amaral (MS), fazer a defesa do governo.
A decisão de ordenar imediatamente a investigação pela PF ¿ o inquérito foi pedido na noite de sábado, quando o governo tomou conhecimento da reportagem da ¿Veja¿, e aberto ontem ¿ faz parte da estratégia do Planalto de mostrar agilidade.
¿ Pior que a corrupção é a corrupção impune. Mandamos instaurar inquérito na PF, para apurar de maneira ampla e profunda as denúncias ¿ disse o ministro.
Da tribuna do Senado, Delcídio Amaral adiantou que o governo é contra a instalação de uma CPI e argumentou que o flagrante de corrupção representa um fato isolado de um chefe de departamento, já afastado do cargo. Depois, em entrevista, Delcídio defendeu indiretamente o PTB ¿ sem citar Roberto Jefferson ¿ salientando que o episódio não deve levar o governo a suspeitar de todas as indicações do partido para cargos federais. Deu como exemplo a indicação de Francisco Pirandel para uma diretoria de Furnas. Segundo ele, trata-se de um técnico sério com quem já trabalhou.
¿ Entendo o posicionamento da oposição de tentar caracterizar o episódio como passível de CPI. Mas se trata de uma conversa deplorável de um chefe de departamento querendo mostrar poder e conhecer pessoas influentes da República. Era alguém querendo vender o Pão de Açúcar e o céu, que não tinha ¿ ponderou o petista. ¿ O governo foi ágil. O chefe de departamento foi afastado e o presidente dos Correios instalou comissão de inquérito.