Título: ENTREPOSTO VERDE-E-AMARELO EM MIAMI
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 17/05/2005, Economia, p. 20

Apex-Brasil quer que empresários abram companhia nos EUA

MIAMI. As portas do mercado americano, o maior do mundo, se abriram ontem para 92 pequenas e médias empresas do Brasil, que agora têm um centro de armazenamento e distribuição nos Estados Unidos. Esse entreposto, criado pela Apex-Brasil (Associação de Promoção de Exportações e Investimentos), está na Miami Free Trade Zone, perto do aeroporto da cidade, e deve ser ampliado: mais 180 companhias se inscreveram. A Apex e o governo brasileiro esperam ter ali 300 empresas dentro de três anos.

- Os resultados já começam a aparecer. Já estamos finalizando um acordo com uma rede de supermercados, que passará a comprar produtos brasileiros daqui a 60 dias, além de um grande varejista, que venderá mercadorias nossas em 90 dias - disse Juan Quirós na inauguração ontem, regada a água de coco e caipirinha, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

Ele disse que ainda serão abertos um entreposto em Frankfurt, na Alemanha, esta semana, e outro na Costa Oeste dos EUA, ainda sem data. Para 2006 estão previstos mais quatro: em Emirados Árabes, China, Polônia e África do Sul.

Segundo Quirós, cada empresa pagará US$800 mensais pela representação. A Apex ainda está instruindo os empresários instalados no entreposto a abrirem uma companhia nos EUA, com créditos obtidos no país.

(*) O repórter viajou a convite da Apex-Brasil

Legenda da foto: FURLAN EM estande com produtos brasileiros na Miami Free Trade Zone