Título: EMPRESÁRIOS BRASILEIROS E ARGENTINOS DISCUTEM COMÉRCIO DE VINHO E CALÇADOS
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 17/05/2005, Economia, p. 20

Indústrias dos dois países pedem restrições contra produtos do vizinho

BUENOS AIRES. Empresários do Brasil e da Argentina se reuniram ontem em Buenos Aires para negociar limitações ao comércio de calçados e vinho. Os produtores de vinho do Brasil pediram que a Argentina reduza voluntariamente o preço do vinho de mesa exportado para o mercado brasileiro.

Hoje desembarcará na capital argentina o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Márcio Fortes de Almeida, apelidado de "bombeiro do Mercosul" pelo chanceler Celso Amorim, para discutir as pendências comerciais.

Segundo os negociadores argentinos, uma caixa de 12 garrafas de vinho barato argentino entra no mercado brasileiro por US$4. Os produtores brasileiros pediram que o preço não seja inferior a US$15.

No caso dos calçados, a Argentina pretende que o Brasil renove o acordo selado em 2004, que limitou a 13 milhões de pares as exportações do Brasil para o mercado argentino. "Na Argentina entram 16 milhões de pares de calçados brasileiros. É evidente que (as importações) têm de estar na faixa de 10 milhões a 12 milhões. Estivemos conversando com Lula e é muito provável que o Brasil compreenda que deverá vender menos pares do que vende hoje", declarou o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, em entrevista à revista "Fortuna".