Título: PETROBRAS PRODUZ MAIS QUE CONSUMO
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 17/05/2005, Economia, p. 23
Auto-suficiência do país em petróleo é temporária, explica companhia
Pelo menos por alguns dias - e pela primeira vez na História - o Brasil tem sido auto-suficiente em petróleo e derivados. O diretor Financeiro da Petrobras, Sérgio Gabrielli, anunciou ontem que no dia 12 a companhia bateu novo recorde e passou a produzir 1,8 milhão de barris diários, mesmo volume do consumo nacional de combustíveis.
Mas a Petrobras só vai considerar que o país atingiu a auto-suficiência quando o patamar de produção for sustentável, o que está previsto para 2006. Gabrielli frisou que o nível atual pode não ser mantido no ano.
- Não sabemos qual vai ser o consumo ao longo do ano nem qual vai ser a produção - explicou o diretor, lembrando que a média neste ano deve ficar em 1,7 milhão de barris diários, contra 1,49 milhão em 2004.
A Petrobras já exporta mais petróleo e derivados do que importa. No primeiro trimestre deste ano, foram importados 368 mil barris diários e exportados 396 mil.
Na sexta-feira, a Petrobras anunciou um lucro de R$5 bilhões no primeiro trimestre. Sobre o lucro do mesmo período de 2004, foi um aumento de 26,4%. Mas Gabrielli explicou que há uma nova regra para balanços este ano. Por isso, para efeito de comparação, a Petrobras fez uma simulação do lucro de 2004 com a nova regra. Com isso o lucro seria menor, e o resultado deste ano teria subido 32%.
www.oglobo.com.br/petroleo