Título: CÉLULAS-TRONCO CONTRA A INFERTILIDADE
Autor: Leonardo Valente
Fonte: O Globo, 17/05/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 26

Cientistas brasileiros pesquisam regeneração de óvulos e espermatozóides

Um estudo iniciado em São Paulo pode tornar o Brasil um dos principais centros de pesquisas com células-tronco para fins reprodutivos. Cientistas do Centro de Pesquisa Básica da Clínica de Reprodução Humana Roger Abdelmassih começaram a investigar a possibilidade de uso deste tipo de célula para o tratamento da infertilidade humana.

Objetivo é desenvolver tecidos de ovário e testículo

A proposta é desenvolver uma terapia para a regeneração de tecidos ovarianos e testiculares, permitindo que pessoas inférteis possam ter óvulos e espermatozóides de boa qualidade.

- Se conseguirmos fazer com que as células-tronco regenerem tecidos ovarianos, por exemplo, poderemos fazer com que uma mulher que não produzia óvulos possa fazê-lo. Homens que não conseguem produzir espermatozóides também podem ser beneficiados com a pesquisa. Se tivermos resultados positivos, o Brasil será o primeiro país a usar este tipo de terapia - explica Roger Abdelmassih, especialista em Reprodução Humana.

A clínica paulista é a primeira a declarar que utilizará células-tronco embrionárias de humanos em pesquisas, após a aprovação pelo Congresso da Lei de Biossegurança. A lei, aprovada em março, autoriza a utilização de embriões humanos (que estão congelados nas clínicas de fertilização e que seriam descartados) para pesquisas com células-tronco. A pesquisa também é a primeira neste segmento a ser feita no país.

O trabalho está sendo orientado pelo biólogo e geneticista russo Alexander Kerkis, professor da Universidade de Novosibirsk, maior centro de pesquisa da Rússia em células-tronco, e pela geneticista russa Irina Kerkis.

- Estamos trabalhando inicialmente com células-tronco embrionárias de camundongos, verificando a sua capacidade de diferenciação em tecidos germinativos. Depois, pretendemos obter várias linhagens de células-tronco embrionárias humanas, de acordo com as normas determinadas pela Lei de Biossegurança, com o mesmo objetivo - explica Irina.

Segundo Roger Abdelmassih, os resultados devem aparecer em até dois anos.

- Esperamos ter resultados efetivos nesse prazo, mas esta é uma área que progride a passos muito largos. Não será um espanto se obtivermos boas notícias em prazo menor, especialmente se levarmos em conta a qualidade e a experiência dos pesquisadores - disse ele.

Em 2003, pesquisadores da Universidade da Flórida fizeram o primeiro anúncio de que células-tronco podem dar origem a células reprodutivas.

Legenda da foto: UM DO LABORATÓRIOS da Clínica de Reprodução Humana Roger Abdelmassih: pesquisa com células-tronco