Título: NALDINHO DÁ NOVA VERSÃO SOBRE COMPRA DE VOTOS EM CAMPOS
Autor: Maiá Menezes e Aloysio Balbi
Fonte: O Globo, 19/05/2005, O País, p. 8

Ex-candidato se retrata e diz que ninguém o induziu

CAMPOS. O ex-candidato a vereador pelo PL Jocinaldo Elias da Silva, o Naldinho, deu ontem nova versão sobre o esquema de compra de votos nas eleições do ano passado em Campos. Em entrevista à Rádio Litoral FM, ele se retratou das denúncias contra o secretário estadual de Governo e presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho ¿ a quem acusara de participar do esquema de fraude eleitoral ¿ mas disse que não foi induzido por ninguém a acusar o ex-governador. Na véspera, Naldinho se retratara em cartório das afirmações contra Garotinho.

Na declaração em cartório, Naldinho dissera que foi ¿induzido a erro, por elementos inescrupulosos, estimulando-me, que concedesse entrevistas a diversos meios de comunicação¿. O documento foi enviado anteontem à noite à redação do GLOBO pela assessoria do PMDB. Ontem, Naldinho mudou sua versão:

¿ Não fui induzido por ninguém, agi por mim mesmo e agora estou pensando neles (filhos e mulher). Mais tarde pode surgir um problema para mim e acabei prejudicando minha família e meus filhos. Há poucos instantes liguei para minha mulher, ela está em casa chorando, desesperada, pedindo para parar com isso. Eu parei e pensei que a melhor coisa é eu parar por aqui, porque estou pondo em risco a mim mesmo ¿ respondeu Naldinho ao locutor.

Naldinho não foi encontrado ontem pelo GLOBO. Garotinho disse à rádio que estava preparado para processar o ex-candidato, que revelou ter participado de um esquema de compra de votos organizado, segundo ele, pelo PMDB. Naldinho tinha comprovantes de votação e cadastros do Cheque Cidadão feitos no segundo turno. Até anteontem dizia que iria entregá-los ao Ministério Público.

¿ Meus advogados já estavam prontos para entrar na Justiça contra ele. Quero saber quem são essas pessoas e o que lhe ofereceram para falar isso contra mim. Agora quem quer Justiça é Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho ¿ disse o presidente regional do PMDB.

Diretório do PMDB publica nota em jornal de Campos

O diretório do PMDB em Campos publicou ontem no jornal "O Diário" nota desqualificando as afirmações de Naldinho: "O PMDB de Campos espera que as autoridades policiais, diante da confissão de culpa declarada pelo senhor Jocinaldo e registrada pela imprensa, levem até as últimas conseqüências as investigações que se fazem urgentes e necessárias no caso".

O Ministério Público informou que investigaria o caso. O promotor José Luiz Pimentel Batista disse ter sido procurado há uma semana por dois advogados, que perguntaram se ele poderia receber a documentação guardada por Naldinho. Mas o material ainda não foi enviado.

Na entrevista, Naldinho disse ter sido usado pela imprensa e que é hora de sair de cena:

¿ Resolvi tirar meu time de campo. Não quero mais nada com a imprensa. Trabalhei com Pudim, trabalhei com Garotinho, gosto de Pudim de graça. Por causa dessas pessoas, porque às vezes a gente fica com problema de saúde e perde a noção do tempo, resolvi fazer as denúncias e agora estou me redimindo. Fiz uma coisa sem pensar e estou pagando muito caro.

Também na rádio, Garotinho insinuou que Naldinho fora comprado para lhe fazer acusações e se disse alvo de uma perseguição comandada pelo governo federal e pelas Organizações GLOBO. Ele deu entrevista por telefone depois de Naldinho.

¿ Estou sendo alvo de perseguição comandada pelo governo federal, que é aplicada pelas Organizações GLOBO, especificamente pelo jornal O GLOBO, pela TV GLOBO, pela GloboNews. Tudo para tentar destruir a candidatura de Garotinho a presidente da República. Já que Garotinho é, por pesquisas publicadas pelo próprio GLOBO, o único candidato que tem condições de derrotar o presidente Lula.