Título: Magistrados levam apoio a juíza em Campos
Autor: Maiá Menezes e Aloysio Balbi
Fonte: O Globo, 19/05/2005, O País, p. 8
ESCÂNDALOS EM SÉRIE: PRESIDENTE DA AMB DIZ QUE ATAQUES LEMBRAM UM TEMPO DO QUAL O PAÍS NÃO SENTE SAUDADES AMB: `A figura do coronel representava a supremacia do cidadão sobre o Estado. Mas esses tempos passaram¿
CAMPOS.O presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço, classificou ontem de vitória o recuo, em nota oficial, do presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, em relação às críticas à atuação da juíza Denise Appolinária, da 76ª Zona Eleitoral de Campos. Collaço, que participou de uma manifestação em favor da juíza, no Fórum da cidade, afirmou que os ataques de Garotinho lembram um tempo do qual o Brasil não sente saudades.
Ele classificou de indevida a atitude do ex-governador, que comparara a sentença da juíza, que determinou sua inelegibilidade por três anos, a um ato de terrorismo:
¿ Temos um sentimento de vitória porque, somente com a nossa pronta reação política, provocamos o recuo daqueles que se julgavam acima da lei ¿ disse Collaço, durante discurso.
Collaço foi aplaudido por Denise Appolinária, pelo presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), José de Magalhães Peres, e por representantes da magistratura federal, da Justiça do Trabalho e do Ministério Público.
Ao ser perguntado sobre a que tempo se referia, em seu discurso, Rodrigo Collaço explicou:
¿ A figura do coronel representava a supremacia do cidadão sobre o Estado. Mas esses tempos felizmente passaram e não há mais a possibilidade disso retornar. As instituições estão funcionando e essa reação não foi só da magistratura, foi da sociedade, que se levantou contra o ataque. A democracia sem dúvida venceu esta batalha.
Denise: vitória da democracia
Denise Appolinária mais uma vez não quis comentar as declarações de Garotinho e Rosinha. Falou apenas do ato de desagravo organizado pelos colegas. Ela se disse emocionada e afirmou que a maternidade e o fato de ser mulher a fortalecem na hora de tomar decisões:
¿ A mulher que enfrenta a febre de seu bebê de 40 graus e o coloca para a vida tem um preparo fundamental que a natureza lhe deu. Mas, sem apoio, nada é possível. E essa forma de solidariedade só nos engrandece. A sociedade e a democracia saem vencedoras.
O presidente da AMB disse ainda que caberia a Garotinho reagir contra a sentença na Justiça, em vez de tentar desqualificar a juíza.
¿ Quando o cidadão se afasta do recurso judicial e parte para o ataque pessoal, para a tentativa de intimidação, dá uma demonstração clara de que se julga acima da lei ¿ afirmou Collaço, reiterando que a Justiça não tolerará agressões ou ataques.
Depois de conversar com Denise Appolinária, os representantes dos magistrados decidiram não entrar na Justiça contra o casal Garotinho. Segundo Collaço, o ¿quadro político inicialmente criado pelo secretário (Garotinho) está dissipado¿. Mas qualquer nova manifestação do presidente regional do PMDB contra a juíza poderá ser alvo de medidas judiciais, segundo ele.
José de Magalhães Peres, presidente da Amaerj, classificou como estapafúrdias e inverídicas as críticas do casal Garotinho à juíza.
¿ As declarações lançaram dúvidas fortes sobre a isenção da juíza. O poder Judiciário não pode sofrer pressão de quem quer que seja ¿ afirmou Peres.