Título: Verba desviada e crianças sem vaga e merenda
Autor: Arnaldo Ferreira
Fonte: O Globo, 19/05/2005, O País, p. 10

Prefeito de Marechal Deodoro está entre os presos na Gabiru

MACEIÓ. Nas cidades alagoanas onde a Polícia Federal comprovou desvio de verbas federais para educação e saúde, há problemas como a existência de centenas de crianças e adolescentes fora da escola por falta de merenda e reclamações de moradores devido à falta de remédios e de ambulâncias para socorro de emergência.

Em Marechal Deodoro, município de 42 mil habitantes a 35 quilômetros de Maceió, os números oficiais mostram que há dez mil crianças matriculadas nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. Porém, as mães que moram em bairros pobres da periferia reclamam que os filhos não conseguem vagas. Maria de Lourdes da Silva, que mora na zona rural de Marechal Deodoro, há um ano tenta matricular três filhos de 7, 9 e 11 anos e não consegue.

Um funcionário da Secretaria municipal de Saúde admitiu que a cidade tem mais de duas mil crianças com idade entre 6 e 10 anos fora das salas de aula. Existem várias denúncias contra o prefeito José Danilo Damaso de Almeida, um dos presos anteontem pela Polícia Federal na Operação Gabiru, tramitando no Tribunal de Contas de Alagoas.