Título: Cai a censura a reportagem sobre corrupção
Autor:
Fonte: O Globo, 18/05/2005, O País, p. 10

Deputados que tentaram achacar governador de Rondônia desistem de ação que impedia exibição do flagrante

BRASÍLIA. Num protesto contra a corrupção generalizada em Porto Velho, mais de 500 estudantes tentaram invadir ontem o Palácio do Governo e a Assembléia Legislativa. O clima na capital de Rondônia ainda é de muita tensão, mesmo depois de os deputados estaduais desistirem do recurso judicial que impedia a divulgação da reportagem do "Fantástico" sobre a cobrança de propinas de parlamentares ao governador Ivo Cassol (PSDB). Com a desistência, a TV Globo veiculou novamente ontem, no "Jornal Nacional", a reportagem mostrando deputados cobrando R$50 mil cada para não votarem o impeachment de Cassol.

Hoje, uma comissão especial da Assembléia deve decidir se acolhe ou não o pedido de abertura de processo contra Cassol. Antes da votação, a comissão especial deverá substituir a relatora Ellen Ruth (PP) e os deputados Ronilton Capixaba (PL) e Amarildo Almeida (PDT), que aparecem no vídeo tentando extorquir dinheiro do governador.

Também hoje, a Assembléia decide se instala ou não uma comissão de ética para investigar o envolvimento de pelo menos oito deputados na tentativa de extorsão.

Cassol disse que gravou as fitas para se proteger da investida dos parlamentares. Segundo ele, o esquema de extorsão é antigo e outros governadores já teriam sido achacados. Cassol viajou para Brasília para entregar as fitas ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, mas, como Bastos está de férias, o compromisso foi cancelado.

- Só gravei 10% (dos achaques). Outros governadores passaram por isso - disse.

Revoltados com as sucessivas denúncias de corrupção no estado, mais de 500 estudantes, segundo a Polícia Militar, jogaram pedras, quebraram vidraças e até lançaram um coquetel molotov no prédio da Assembléia. "Fora deputados canalhas", dizia uma das faixas exibidas pelos manifestantes.

Os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo para impedir a invasão do prédio. Mais tarde, os estudantes tentaram entrar no Palácio do Governo, mas foram contidos. Anteontem, algumas faculdades reuniram os estudantes em auditórios para exibir a reportagem.

Senado vai acompanhar investigação

MP quer saber por que Cassol demorou dois anos para divulgar vídeo

BRASÍLIA. O Senado aprovou ontem requerimento apresentado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) propondo a criação de uma comissão especial para acompanhar as investigações de corrupção em Rondônia. De acordo com o requerimento, a presidência da Casa indicará cinco senadores para a comissão e eles atuarão como observadores no estado, a exemplo do que aconteceu durante a investigação do assassinato da missionária americana Dorothy Stang.

O Ministério Público Federal decidiu investigar se o governador Ivo Cassol cometeu crime de prevaricação ao reter por quase dois anos as fitas com as imagens de oito deputados estaduais pedindo propina para barrar o processo de impeachment contra ele na Assembléia Legislativa do estado. Já o Ministério Público estadual anunciou que vai investigar os deputados por extorsão e improbidade, entre outros crimes.

O procurador da República Heitor Alves requisitou à TV Globo uma cópia da fita com as cenas da extorsão e, nos próximos dias, deverá encaminhar o material para que o procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, examine os possíveis indícios de prevaricação de Cassol. O governador gravou o pedido de suborno dos deputados em 2003.

Legenda da foto: CONTRA A CORRUPÇÃO: universitários em protesto entram em choque com policiais militares