Título: EM NOVA DERROTA, GOVERNO PERDE VAGA NO TCU
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 18/05/2005, O País, p. 11

Candidato de Severino vence petista na disputa pelo cargo de ministro do Tribunal. Senado fará nova votação

BRASÍLIA. A Câmara impôs ontem uma nova derrota ao governo e ao PT ao aprovar, por 203 votos, o nome do deputado Augusto Nardes (PP-RS) - candidato do presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE) - à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O candidato do PT, José Pimentel (CE), obteve 137 votos; Osmar Serraglio (PMDB-PR), 75 votos; e Carlos Nader (PL-RJ), 55. A indicação de Nardes terá que ser votada ainda pelo Senado.

O nome de Pimentel foi indicado à vaga há um ano. Nos últimos dias, depois de perder a indicação para o Conselho Nacional de Justiça (órgão responsável pelo controle externo do Judiciário), o governo decidiu recuar em seu apoio. Na semana passada, antevendo a derrota, os líderes da base aliada tentaram negociar com o PT a retirada do nome de Pimentel, em favor de Osmar Serraglio (PMDB-PR).

O PT, no entanto, não cedeu e manteve Pimentel na disputa. No almoço de ontem com os líderes aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo não tinha candidato ao TCU porque os quatro concorrentes pertenciam a partidos da base aliada.

Severino fez boca-de-urna por seu candidato

Para garantir a vitória de seu candidato, o presidente Severino Cavalcanti agiu até a última hora, fazendo boca-de-urna no plenário. O petista Nelson Pelegrino (BA) não se conteve ao ver Severino perto das cabines onde os deputados estavam votando:

- Fazendo boca-de-urna, presidente!

Severino sorriu feliz, certo de mais uma vitória do seu partido.

- Nardes não é meu candidato. É da Câmara. Eu apenas fui um eleitor do Nardes.

Pimentel foi derrotado com ajuda dos deputados federais de oposição.

- O governo não deveria ter indicado um candidato para uma vaga no TCU, tribunal que tem como tarefa fiscalizá-lo. Apoiamos Nardes porque era o nome capaz de derrotar Pimentel - afirmou o líder do PSDB na Câmara, deputado Alberto Goldman (SP).

Nardes está em seu terceiro mandato como deputado federal. Ele é o coordenador da Frente da Pequena e Microempresa e um dos líderes da bancada ruralista da Câmara.

Nardes assume na vaga do ex-ministro Humberto Souto

Respondia a um processo por crime eleitoral e peculato cometido durante a campanha de 1998, mas fez um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiu extinguir o processo contra ele, pagando uma multa de R$1 mil e fazendo palestras à comunidade.

Ontem, ao pedir o voto dos colegas, Nardes citou o filósofo Montesquieu para defender a necessidade de independência entre os poderes, numa referência indireta à afirmação de que o nome de Pimentel representava o interesse do Executivo.

- A Casa vota com autonomia para escolher aquele que entende ser o melhor para representá-la - disse Nardes.

Em sua plataforma de campanha ele defendeu uma maior sintonia entre o TCU e a Câmara e também maior orientação aos prefeitos para que possam cumprir as leis. Nardes assume na vaga do ex-ministro Humberto Souto.