Título: ENCONTRO REÚNE PARTIDOS LIBERAIS DE TODO O MUNDO
Autor:
Fonte: O Globo, 18/05/2005, O País, p. 11

PFL será anfitrião de evento no Rio que discutirá rumos políticos

BRASÍLIA. Partidos de tendência liberal de todo o mundo se reúnem a partir de amanhã, no Rio, para discutir os rumos da política e da economia no planeta. Anfitrião do encontro da Internacional Democracia de Centro, o PFL vai receber representantes de cerca de cem partidos que integram a entidade, ao lado do presidente, o ex-primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar. Na sexta-feira, ao fim do encontro, os partidos vão divulgar um documento com a defesa de valores democráticos e princípios para atingir o desenvolvimento.

O encontro terá dois seminários. Amanhã, o assunto é Cuba. Líderes exilados em Miami, proibidos de contestar o regime de Fidel Castro, participam, falando sobre a situação dos prisioneiros, a vida dos dissidentes e violações de direitos humanos.

Na sexta-feira, o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), comanda o seminário "Riscos do populismo", analisando desigualdades sociais e econômicas nos países da América Latina. Bornhausen enumera uma série de medidas a serem tomadas para evitar o que chama de "praga política, econômica e social".

- A primeira é a realização de estudos para caracterizar o populismo existente em cada país. Outra providência é o combate ao fascínio exótico que leva ao apoio de propostas heterodoxas que mascaram programas populistas e demagógicos - explica Bornahusen.

Ao fim do encontro será inaugurado o "congresso de refundação" do PFL, que se concretiza em junho com a aprovação do novo programa partidário.