Título: SERRA MUDA SECRETÁRIOS DE SAÚDE E DE SERVIÇOS
Autor:
Fonte: O Globo, 18/05/2005, O País, p. 12
Prefeito estaria descontente com a falta de resultados em quatro meses e meio de governo
SÃO PAULO. O prefeito José Serra iniciou, ontem, uma minirreforma em sua equipe ao anunciar a substituição dos secretários Claudio Lottenberg (Saúde) e Maria Helena Orth (Serviços). Oficialmente, eles pediram demissão, mas, na verdade, saem desgastados por críticas, principalmente sobre a falta de resultados concretos em quatro meses e meio de gestão.
Lottenberg será substituído por Maria Cristina Cury, diretora do Hospital Estadual do Grajaú. Para o lugar de Maria Helena irá o subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, que acumulará os cargos. O troca-troca não deve parar por aí. Até o fim do mês, o secretário de Esportes, Marco Tortorello, também deixará o cargo. Outra mudança cogitada é a saída de Roberto Scaringella da presidência da CET.
A minirreforma ocorre um mês após a primeira baixa na equipe de Serra. Em 11 de abril, Emanoel Araújo foi substituído por Carlos Augusto Calil na Secretaria de Cultura.
A saída de Lottenberg vinha sendo cogitada há pelo menos duas semanas. Segundo integrantes do governo, sua atuação desagradava a Serra, que fizera da recuperação do setor de saúde a principal bandeira da campanha eleitoral do ano passado.