Título: Aumenta a participação de jovens na festa literária
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 18/05/2005, Rio, p. 22

Adolescentes buscam diversão e cultura no Riocentro

No gramado do Riocentro eles lêem, conversam, jogam RPG; nas praças de alimentação, lancham ou paqueram; pelos corredores apinhados, simplesmente zanzam. Para onde quer que se olhe lá estão os adolescentes e jovens, sensação da 12ª Bienal Internacional do Livro, que, até agora, tem na faixa de 15 a 24 anos 36% do seu público, contra 29% em 2003. A garotada se consolida, diz a organização, como o principal grupo visitante.

- Tem muita menina por aí, dá para azarar bastante! - contou Maurício Menezes, de 14 anos, recebendo o apoio de três amigos a seu lado.

Os quatro foram em busca de diversão, mas também de cultura. Maurício comprou um livro de inglês. Os amigos Pedro Samuar e Rodrigo Leal, ambos de 15 anos, levaram "Odisséia", de Homero. Pedro contou que lê um livro por mês. Rodrigo quer cursar direito e pesquisou preços de obras técnicas.

- Mas não dá para pagar. O mais barato custa R$65! - lamentou.

Eventos na Arena Jovem sempre lotam

Capitalizada ou não, a garotada não perde a chance de participar da festa. Domingo, um grupo jogava RPG no gramado.

- Os pôsteres de RPG custam bem menos aqui, e a oferta é maior. Livro, mesmo, a gente não comprou. Mas é legal ver os lançamentos - afirmou Lindenberg Felipe, de 14 anos.

Longe dali, dentro e fora da Arena Jovem, cerca de 150 pessoas participavam da palestra do Grelo Falante, no domingo.

- A cada encontro, pelo menos 50 ficam de fora, e 90 lotam o espaço. A programação é próxima dos jovens - disse Suzana Vargas, curadora da Arena, que teve como maior sucesso um debate sobre homossexualismo.

Arthur Repsold, diretor da Fagga, organizadora da Bienal, crê que muitos dos que voltam espontaneamente foram pela primeira vez com o colégio:

- Os jovens têm simplesmente se interessado mais.

Ontem, uma das atrações para jovens leitores foi o Momento Megazine, no Espaço O GLOBO/Estácio de Sá. Destaque na nova geração de escritores, João Paulo Cuenca participou de um bate-papo com o repórter Bruno Porto sobre literatura e mercado editorial.

ESPAÇO O GLOBO / ESTÁCIO DE SÁ

AUTÓGRAFOS: A Universidade Estácio de Sá promove diariamente, das 18h às 19h30m, autógrafos com diversos autores da Editora Rio. Hoje: Nilton Petrone (Col. Gente); Vera Mattos e Aline Kabarite ("Perfil psicomotor").

PROGRAMAÇÃO INFANTIL: Das 10h30m às 11h e das 11h30m às 12h, apresentação de histórias sob a coordenação de Daniela Chindler. Das 12h às 15h30m, Brinque com a Estácio, atividades lúdicas para crianças de 4 a 12 anos com alunos do curso de pedagogia da Universidade Estácio de Sá: confecção de bonecos de fantoche, pintura facial, criação de histórias e outros.Das 15h30m às 16h30m, oficina de charge com Cláudio Duarte, ilustrador do GLOBO.

HOJE NA BIENAL

Café Literário: Às 18h, "Romance destemido", com Luiz Vilela, Márcia Denser, Maria José Silveira e Salim Miguel. Às 20h, "O que deixei na gaveta", com Reinaldo Pimenta e Sérgio Cabral.

Jirau de Poesia: Às 18h, com Alcir Pimenta, Bartolomeu Campos de Queiroz, Elisa Lucinda, Mano Melo e Maria Rezende.

Imaginário do Autor: Às 19h, "Meu Personagem, meu fantasma", com Luiz Alfredo Garcia-Roza e Miguel Paiva.

Arena Jovem: Às 16h, "Mocinho ou Bandido? - faces da violência urbana", com MV Bill e Luiz Eduardo Soares. Às 20h, "Reality shows - a TV no comando da vida", com Jean Wyllys.

Legenda da foto: OS AMIGOS MAURÍCIO (à esquerda), Edgar, Pedro e Rodrigo: de olho na "azaração", mas também em livros