Título: EMBRAER PODE REABRIR GUERRA COM BOMBARDIER
Autor:
Fonte: O Globo, 18/05/2005, Economia, p. 30

SÃO PAULO. O anúncio de que a canadense Bombardier receberá novo financiamento do governo do seu país, no valor de US$300 milhões, pode reabrir a batalha comercial entre a fabricante de aviões estrangeira e a Embraer. O vice-presidente executivo e de Relações com Mercado da Embraer, Antonio Luiz Pizarro Manso, afirmou ontem que se houver indícios de subsídio não permitido pelas leis internacionais a operação terá de se "ajustar ao mercado".

Manso negou, no entanto, que já tenha conversado com representantes dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento para avaliar a apresentação de nova queixa junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).

- Nós sempre buscamos uma posição contra subsídios, mas nesse momento estamos avaliando informações. E isso não cabe só a nós, é uma parceria com o governo - afirmou ele, durante teleconferência para comentar o balanço do primeiro trimestre.

A companhia, quarta maior do mundo no setor de aviação, teve lucro líquido de R$234,8 milhões, 20,7% a mais do que no mesmo período de 2004. A cifra refletiu o maior número de jatos entregues. Mas o dólar começou a fazer estragos: a margem bruta (relação entre lucro bruto e receita líquida) caiu de 31,8% para 30,8%. Manso acredita que as cotações já tenham atingido um patamar de estabilidade. (Aguinaldo Novo)