Título: NOVOS VÍRUS DE MACACOS SÃO AMEAÇAS PARA SER HUMANO
Autor:
Fonte: O Globo, 18/05/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 34

HTLV-3 e HTLV-4 são do mesmo tipo do HIV e foram achados em amostras de sangue de caçadores africanos

BALTIMORE, Estados Unidos. A possibilidade de dois novos vírus semelhantes ao HIV serem transmitidos de pessoa para pessoa virou alvo de preocupação de cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Eles comprovaram que dois novos retrovírus - tipo de vírus do qual o HIV é o mais conhecido - passaram de primatas para seres humanos.

A confirmação foi publicada num artigo da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, e divulgada ontem pela BBC. Agora, a meta é identificar possíveis mutações que permitam que os dois novos vírus, à exemplo do que aconteceu com o HIV, se espalhem pela população.

Amostras de sangue de cerca de mil caçadores da República dos Camarões, estudadas por cientistas da Universidade Johns Hopkins, revelaram resultados positivos para seis vírus de macacos, sendo que dois deles jamais haviam sido encontrados em humanos. Os novos vírus foram chamados de HTLV-3 e HTLV-4. Eles são parentes próximos dos vírus HTLV-1 e HTLV-2.

Segundo o coordenador da pesquisa, o médico Nathan Wolfem, o registro de mais vírus vindos de macacos é preocupante.

- Essa descoberta mostra que esse tipo de transmissão está longe de ser um evento raro. Os retrovírus estão conseguindo atingir os humanos - diz ele.

Embora não sejam considerados agressivos, os vírus HTLV 1 e 2 podem causar cânceres, como leucemia, além de complicações neurológicas, dentre elas paralisia.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 22 milhões de pessoas estão infectadas em todo o mundo pelos vírus HTLV 1 e 2. Uma teoria para a origem da Aids é que o HIV tenha passado para seres humanos através do contato com a carne de chimpanzé consumida na África.

Segundo o estudo, não existem provas conclusivas de que o HTLV-3 e o HTLV-4 possam provocar doença em seres humanos, apesar de Nathan Wolf deixar claro que acredita nessa hipótese:

- É muito provável que esses vírus sejam responsáveis por algumas doenças em seres humanos. Só precisamos identificá-las.