Título: TRÊS TEORIAS FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 18/05/2005, Especial, p. 2

CORREÇÃO DA MATÉRIA "Diferentemente do publicado na equação do alto do infográfico da página 5 do caderno especial Einstein, a velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo, e não metros" PUBLICADO DIA 19.05.2005 NA PÁGINA 6

Albert Einstein mudou a ciência ao mergulhar em alguns dos mais profundos mistérios do Universo. Em 1905, ele elaborou três teorias fundamentais: sobre o movimento browniano, a relatividade especial e a constituição da luz. Esta última lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física de 1921 pela explicação do efeito fotoelétrico. A equação E=mc 2 também foi deduzida em 1905. A conhecida Teoria Geral da Relatividade, porém, foi elaborada mais tarde, em 1915, e publicada em 1916.

O MOVIMENTO BROWNIANO

Einstein descobriu que podia provar a existência de átomos e moléculas (constituintes básicos da matéria) observando seu efeito sobre partículas minúsculas num líquido. Movimento browniano foi nome dado ao movimento aleatório dessas partículas

em suspensão. O nome é uma alusão a uma experiência anterior com grãos

de pólen feita pelo botânico Robert Brown. Einstein imaginou que as colisões aleatórias de trilhões de moléculas de água provocavam o movimento irregular das partículas de poeira. Num feito impressionante, ele calculou as dimensões de átomos

O EFEITO FOTOELÉTRICO

Einstein descreveu como a luz é composta por partículas - depois chamadas de fótons. A partir dessa hipótese foi possível descrever corretamente o efeito fotoelétrico: quando a luz é lançada numa placa de metal, arranca elétrons dela gerando uma corrente elétrica. A luz transfere sua energia aos elétrons dos átomos do metal, fazendo com que eles se movam. O resultado é a corrente elétrica. Porém, nem todas as cores (freqüências) de luz atuam sobre o metal dessa forma. Einstein provou que a luz é um fluxo de partículas com energia calculável.

A RELATIVIDADE GERAL

Uma década depois do ano miraculoso de 1905, Einstein estendeu o conceito da

Teoria da Relatividade Especial para que esta incluísse também a atração

gravitacional. Com o nome de Relatividade Geral, a nova teoria sustenta

que a presença da matéria altera a geometria do espaço-tempo, mudando a sua curvatura e gerando o campo gravitacional. Com isso, a teoria explica o movimento dos planetas que seguem as trajetórias mais curtas neste espaço-idéias tempo alterado.

O que o artigo mostrou

Nesse artigo Einstein deduziu uma expressão matemática para o deslocamento médio da partícula dentro da gota. Isso serviu de prova para a existência das moléculas.

Curiosidades da física

Desde a revolução de Einstein, a física tem revelado numerosos fatos fundamentais

mas também curiosidades sobre o mundo que nos cerca. A seguir algumas delas:

Para pular, uma pulga alcança uma taxa de aceleração 20 vezes maior do que a dos ônibus espaciais ao decolarem.

A velocidade máxima de uma gota de chuva é de cerca de 29 km/h. Doze astronautas estiveram na Lua.

Trouxeram para a Terra 382 quilos de pedras, areia e poeira.

Se cada estrela da Via Láctea (a nossa galáxia) fosse

um grão de sal, seria possível encher uma piscina olímpica.

A Lua está gradualmente se afastando da Terra e as marés são as culpadas.

A cada ano, a Lua distancia-se 3,82 cm da Terra.

Um raio dura apenas 1/10.000 de segundo e contém energia suficiente para tostar 160 mil fatias de pão.

Os sons que as baleias usam para se comunicar podem alcançar uma distância de 160 quilômetros

Algumas pessoas que têm dois ou mais diferentes tipos de obturações em seus dentes são capazes de ouvir rádio AM de alta potência quando estão a algumas dezenas de metros da emissora.

Em tais casos, as ondas de rádio mais poderosas atuam sobre as obturações de forma que as oscilações eletromagnéticas sejam transformadas em vibrações mecânicas. Estas são ouvidas como o som do rádio.

A quantidade de luz do Sol que atinge a superfície da Terra é seis mil vezes maior do que toda a energia usada pelos seres humanos. Toda a quantidade de combustível fóssil usada pela Humanidade em toda a História é equivalente a menos de 30 dias de radiação recebida do Sol.

Se o Sol fosse do tamanho de uma bola de vôlei, Júpiter teria o tamanho de uma bola de golfe e a Terra seria tão pequena quanto uma ervilha.

As estrelas de nêutrons são tão densas que se fossem do tamanho de uma colher de chá pesariam tanto quanto os seis bilhões de habitantes da Terra juntos.

A massa da Terra aumenta a cada ano devido às 3 mil toneladas de restos de meteoritos que caem do espaço.

O forno de microondas foi inventado por acidente, quando Percy Spencer descobriu que uma barra de chocolate deixada no laboratório foi derretida por uma experiência que ele estava fazendo com um sistema de radar.

Uma supernova é o mais energético evento conhecido no Universo. Matéria é ejetada no espaço a uma velocidade de cerca de 10 mil km/s.

A energia liberada por apenas uma supernova iguala-se à do brilho conjunto por seis meses de todas as estrelas da Via Láctea (aproximadamente cem bilhões).

Um quilo de manteiga guarda tanta energia entre seus átomos que a mesma quantidade de TNT.

O ASCI da IBM, o mais rápido supercomputador do mundo, pesa o mesmo que 17 elefantes e pode fazer em um segundo operações que uma calculadora levaria 10 milhões de anos para fazer.

Cada arco-íris é único. A imagem do arco-íris se forma quando a luz

atinge o olho de uma pessoa num ângulo muito preciso.

Alguém próximo a você verá a luz vindo de um ângulo ligeiramente diferente e, por isso, verá um arco-íris diferente.

Os gigantes da física antes de Einstein

NICOLAU COPÉRNICO

(1473-1543)

Polonês fundador da moderna astronomia. Propôs a cosmologia heliocêntrica, baseada na idéia de que a Terra gira em torno do Sol.

GALILEU GALILEI

(1564-1642)

O astrônomo italiano, condenado pela Inquisição e um dos pais da ciência

mundial, confirmou as de Copérnico. Ele descobriu as luas de Júpiter e elaborou

as primeiras leis sobre a queda dos objetos.

JOHANNES KEPLER

(1571-1630)

O astrônomo alemão foi o primeiro a explicar o movimento dos planetas. É o fundador da mecânica celeste e o primeiro a estabelecer leis naturais universais e

verificáveis.

ISAAC NEWTON

(1642-1727)

O físico inglês é o pai da ciência moderna e considerado por muitos o maior gênio da História. Ele inventou o cálculo e produziu teorias sobre mecânica, ótica e gravitação. Newton foi capaz de estabelecer as leis básicas sobre o funcionamento do Universo.

E= mc 2

A energia é igual à massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado

Essa equação mostra que uma ínfima quantidade de matéria pode ser convertida em imensa quantidade de energia. Um exemplo é que se 10 quilos de matéria fossem espontaneamente transformados em energia, esta seria suficiente para alimentar um lâmpada de 100 watts por 300 milhões de anos. A equação está na base dos estudos sobre energia nuclear, inclusive, os que levaram ao desenvolvimento da bomba atômica, um exemplo dramático de como uma pequena quantidade de material é capaz de gerar uma energia extraordinariamente grande.

INCLUI QUADRO: RELATIVIDADE E TEMPO