Título: NO CÉU DO BRASIL, A PROVA DA RELATIVIDADE GERAL
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 18/05/2005, Especial, p. 2

EXPERIÊNCIA NO CEARÁ RETRATADA NO FILME 'CASA DE AREIA' PROVA TRABALHO DE EINSTEIN

EM SUA TEORIA da Relatividade Geral, de 1915, Albert Einstein sustentava que a atração gravitacional se dá pela alteração da geometria do espaço-tempo provocada por corpos de grande massa. Em razão disso, previa a teoria, a luz, ao passar perto de um corpo de grande massa, teria sua trajetória alterada, sofrendo um desvio.

A comprovação dessa idéia só veio quatro anos depois, em 1919, com observações realizadas por equipes britânicas simultaneamente na Ilha de Príncipe, na África, e em Sobral, no Ceará - os melhores pontos para assistir a um eclipse solar ocorrido naquele ano.

Uma das formas de testar o desvio da luz previsto na teoria de Einstein seria, justamente, durante um eclipse do Sol. Estrelas foram fotografadas durante o eclipse e depois dele, constatando o desvio da luz nas proximidades do Sol.

- A divulgação desses resultados teve um enorme impacto - afirma o físico Ildeu Moreira. - Provocou uma verdadeira revolução na ciência e fez de Einstein, em pouco tempo uma figura mundialmente conhecida.

A experiência no Nordeste brasileiro, deslocada para os lençóis maranhenses, está retratada no filme "Casa de areia", de Andrucha Waddington, em cartaz nos cinemas. O filme conta a história de três gerações de mulheres que por força das circunstâncias vivem isoladas do mundo em meio a um areal.

- Situamos essas mulheres no meio do nada, em algum ponto remoto do Nordeste - conta a roteirista do filme, Elena Soarez. - Então nos perguntamos o que elas poderiam ter visto do século XX a partir desse remoto ponto de observação e chegamos à conclusão que só poderia ser algo que passasse pelo céu ou pelo mar.

Além da experiência, pontuam o filme a passagem do cometa Halley e a chegada do homem à Lua.

Legenda da foto: NUMA CENA DE "Casa de areia", a expedição científica ao Nordeste brasileiro que, em 1919, forneceu comprovação à Teoria da Relatividade Geral, lançada quatro anos antes