Título: HERANÇA REVOLUCIONÁRIA TRANSFORMOU O MUNDO
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 18/05/2005, Especial, p. 2

IDÉIAS DO GÊNIO DA FÍSICA ABRIRAM CAMINHO PARA TECNOLOGIAS QUE AJUDARAM A FAZER DO SÉCULO XX UMA ÉPOCA ÚNICA DE INVENÇÕES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. DO RAIO LASER À ENERGIA NUCLEAR, DO DVD AO GENOMA HUMANO, CIÊNCIA AVANÇOU COM EINSTEIN

ENTRE MARÇO E SETEMBRO de 1905, um rapaz de apenas 26 anos produziu cinco trabalhos que mudariam a visão de mundo que se tinha até então e serviriam de base para diversas inovações tecnológicas surgidas ao longo do século, como o raio laser, os transístores, o Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês), a energia nuclear e a bomba atômica, entre muitas outras.

Os trabalhos lançaram os pilares da física quântica e transformaram Albert Einstein num dos mais importantes cientistas de todos os tempos. Não por acaso, 1905 entrou para a História como "o ano miraculoso", numa alusão ao epíteto atribuído anteriormente, em 1666, quando Isaac Newton, aos 23 anos, estabeleceu os fundamentos de grande parte da física e da matemática modernas.

O início do século passado foi uma época marcada pela efervescência intelectual e pelo questionamento de antigos valores, sobretudo na Europa. Foi neste contexto que Pablo Picasso desconcertou o mundo desestruturando completamente a imagem e a noção de espaço para fundar a arte moderna com o seu Demoiselle D'Avignon.

- Era um momento de desconstrução e releitura em várias áreas - constata o físico Luiz Davidovich, da UFRJ. - Mas Einstein desponta como uma pessoa muito especial. A classificação de gênio cabe.

Pouco antes de Picasso nas artes, Einstein provocara revolução semelhante na ciência ao propor a desestruturação das noções de tempo e espaço imutáveis, oferecer uma desconcertante idéia sobre a estrutura da luz e, ainda, apresentar elementos essenciais para a comprovação da existência de átomos e moléculas - até então considerada uma hipótese forte, mas não aceita por alguns renomados cientistas.

O PRIMEIRO trabalho a ser apresentado naquele ano, e que posteriormente Einstein classificaria como sua idéia mais revolucionária, dizia respeito à estrutura da luz. Em estudo publicado na "Annalen der Physik", o jovem cientista propunha que a luz não era apenas uma onda contínua, mas era constituída por corpúsculos (que mais tarde ganhariam o nome de fótons).

- Todos os físicos tinham certeza de que a luz era uma onda - conta o físico Moysés Nussenzveig, da UFRJ. - Quando Einstein veio dizer que era constituída por partículas foi chocante. Ninguém acreditou nisso por quase 20 anos, achavam que era uma bobagem, algo impossível.

O trabalho, no qual descrevia o efeito fotoelétrico renderia a Einstein o Nobel de Física em 1921 e abriria as portas para o surgimento do laser e da ótica moderna, com o desenvolvimento de células solares, luzes automáticas, fotocopiadoras, câmeras de vídeo, DVDs, equipamentos médicos. Seria também um dos pontos de partida da física quântica.

Entre abril e maio daquele ano, Einstein produz sua tese de doutorado na Universidade de Zurique e um trabalho, também publicado na "Annalen der Physik", em que estima o tamanho de átomos e moléculas e fornece elementos para que sua existência seja confirmada experimentalmente. A partir desses trabalhos, a idéia de que a matéria é composta de átomos passa a ser aceita definitivamente, abrindo caminho para os modernos estudos de química, biologia e genética molecular.

EM JUNHO de 1905, a "Annalen der Physik" publicaria outro importante trabalho de Einstein, "Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento", em que apresentava ao mundo a relatividade especial - a teoria que rediscutia os conceitos de tempo e espaço, levando ao abandono da noção de tempo absoluto, ao mostrar que dois eventos simultâneos para um observador em repouso não são simultâneos para um em movimento.

- O trabalho mudou a visão de mundo, com repercussões na ciência, nas artes, na filosofia e na cultura, ao mostrar que os intervalos de tempo e as distâncias podem depender do observador - aponta o físico Ildeu de Castro Moreira, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em setembro do mesmo ano, como decorrência dos estudos da relatividade especial, Einstein chegaria àquela que é uma das mais famosas fórmulas da ciência, E mc¼, revelando a equivalência entre massa e energia. Essa constatação permitiu o desenvolvimento de reatores nucleares e da própria bomba atômica, cujo uso Einstein condenou fortemente.

Mas foi apenas uma década depois que Einstein apresentaria sua mais famosa teoria, a Relatividade Geral, ampliando a Relatividade Especial para incluir a atração gravitacional. Introduzindo um novo conceito revolucionário, o cientista sustenta que a matéria altera a geometria do espaço-tempo, levando a uma visão inteiramente nova do movimento dos planetas.

Quanto mais armas militares um país produzir, mais inseguro ele se tornará: se você tem armas, torna-se alvo para ataque"

Einstein em 1953

Os maiores gênios criativos são Galileu e Newton, que formam uma unidade. E Newton é o que realizou o maior feito no reino da ciência"

Einstein ao "The Times" em 1919

Legenda da foto: EM DEZEMBRO de 1999, a "Time" elegeu Albert Einstein a personalidade do século e estampou sua foto na capa da revista