Título: LULA SANCIONA INCENTIVOS AO BIODIESEL
Autor:
Fonte: O Globo, 19/05/2005, Economia, p. 24

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o programa do biodiesel, que começa a ser implantado no país, será uma revolução e permitirá que o Brasil volte a ser senhor da tecnologia que reduzirá a dependência mundial do petróleo. Lula sancionou ontem a lei que concede incentivos fiscais para a plantação de oleaginosas destinadas à produção de biodiesel no país.

A lei sancionada ontem prevê a isenção de 100% do PIS/Pasep para a produção de palma e mamona, no regime de agricultura familiar, no Norte, no Nordeste e no semi-árido, e o agronegócio terá isenção de 31%. A produção de oleaginosas para biodiesel em regime de agricultura familiar, em todo o país, terá isenção de 68%.

Lula lembrou que o presidente dos EUA, George W. Bush, nos últimos dias, fez três discursos defendendo o biodiesel. O presidente Lula destacou, no entanto, que lá a produção é mais cara.

- O Brasil pode, assim como foi no etanol, ser outra vez senhor da tecnologia. Poucos países do mundo têm a diversidade de produtos que podem produzir um moderno biodiesel, como o Brasil.