Título: GOVERNO LANÇA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/05/2005, O País, p. 9
Cerca de três milhões de alunos da rede pública devem participar
BRASÍLIA. O governo lançou ontem a 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, que reunirá estudantes de 5ª a 8ª séries e do ensino médio. Até ontem, já havia cerca de três milhões de estudantes inscritos na olimpíada, que premiará não apenas os alunos, mas também as escolas e os professores que se destacarem no evento.
A olimpíada é organizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e com o Ministério do Esporte. As inscrições podem ser feitas até o dia 31.
Dois estudantes ganharão bolsas durante um ano
As provas serão aplicadas em duas fases: objetiva, em agosto e dissertativa, em outubro. A premiação será em dezembro no Palácio do Planalto. Os vencedores receberão medalhas e menção honrosa. Os dois mil mais bem colocados receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento (CNPq), de R$80 mensais, durante um ano.
Os professores dos cem alunos mais bem colocados ganharão estágio no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. A escola do primeiro colocado em cada estado receberá um laboratório de computação.