Título: "ISTOÉ": CRIVELLA TEM DUAS EMPRESAS NAS CAYMAN
Autor:
Fonte: O Globo, 21/05/2005, O País, p. 8

Segundo revista, firmas serviram ao esquema de compra da TV Record pela Igreja Universal

BRASÍLIA. Documentos publicados pela revista ¿Isto É¿ deste fim de semana confirmam que o senador Marcello Crivella (PL-RJ) é um dos donos das empresas Cableinvest e Investholding, com sede nas Ilhas Cayman. Os documentos são da Procuradoria Geral da República. O Ministério Público investiga transações financeiras das empresas e suspeita de que foram a base de um esquema que facilitou a compra da TV Record, em 1992, pela Igreja Universal.

Até agora, Crivella vinha negando qualquer participação acionária nas empresas, inclusive em depoimento à Polícia Federal. Segundo a revista, contas de bispos da Universal e de laranjas foram abastecidas com remessas irregulares dessas empresas, num total de US$18 milhões. Os documentos obtidos na Receita Federal são parte do inquérito iniciado em 1999.

Na semana passada, o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, reiterou o pedido de quebra do sigilo fiscal da Universal. O relator do caso no Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, aguarda documentos da Receita para decidir.

A procuradoria, afirma a reportagem, tem provas do funcionamento do esquema financeiro da Universal, que tem isenção de Imposto de Renda. O dinheiro seria trocado em dólares nas empresas das Cayman, por intermédio de doleiros. De lá, explica a revista, iria para contas dos bispos e dirigentes da Universal. Seguiria para bancos internacionais, em Nova York ou Miami, e então remetido para bancos de investimento do Uruguai, antes de voltar ao Brasil.

Crivella, diz a revista, tem poderes para fazer movimentações e abrir novas contas nos bancos das Ilhas Cayman.