Título: ELEIÇÃO INTERNA DE OLHO EM 2006
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/05/2005, O País, p. 16
Genoino diz que sua campanha será palanque para defender governo e reeleição
A direção do PT vai usar o processo de eleição interna, aberto ontem, para atacar o PSDB e tentar ajudar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se reeleger em 2006. O presidente do partido, José Genoino, candidato à reeleição pelo Campo Majoritário (corrente de Lula), diz que, em vez de polemizar com os adversários internos, vai polarizar com os concorrentes do governo.
A campanha pela presidência do PT será um palanque para as correntes alinhadas com o Planalto defenderem as realizações do governo Lula. Mesmo assim, quatro correntes de esquerda e uma de centro farão críticas ao governo. As eleições internas serão em 18 de setembro.
¿ Vou usar o PED (Processo de Eleições Diretas do PT) para defender as linhas gerais do nosso governo. Vou polarizar principalmente com o PSDB em cada artigo e debate do PED. Não vou fazer guerra interna de jeito algum ¿ diz Genoino.
A estratégia do Campo Majoritário, que teve 51,7% dos votos nas últimas eleições internas, em 2001, será tentar mostrar que, ao contrário do governo Fernando Henrique, a gestão de Lula não privatiza, combate a corrupção e promove um novo modelo econômico, que precisa apenas de adaptações, como a redução dos juros. As alianças da esquerda para o centro também são reafirmadas.
Além de Genoino, devem concorrer Plínio de Arruda Sampaio, pela Ação Popular Socialista (APS); Valter Pomar, pela Articulação de Esquerda (AE); Raul Pont, pela Democracia Socialista (DS); Markus Sokol, de O Trabalho e Maria do Rosário, pelo Movimento PT. Ontem à noite, as seis correntes registrarariam as teses sobre os rumos do partido. Não há consenso em relação à política econômica, às alianças e ao relacionamento do PT com o governo.
No encontro do diretório seria votada ainda a punição ao deputado Virgílio Guimarães (MG), candidato dissidente à presidência da Câmara, mas até às 19h30 não havia resultado.