Título: Ao todo, 12 parlamentares citados em fita
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2005, O País, p. 5
A fita exibida pelo ¿Fantástico¿, gravada por Cassol em 2003, mostra deputados pedindo propina para evitarem pedido de impeachment do o governador. Ao todo, 12 dos 24 deputados da Assembléia aparecem ou têm o nome citados. São eles: Ellen Ruth (PP), Ronilton Capixaba (PL), Daniel Neri (PMDB), Emílio Paulista (PPS), Kaká Mendonça (PTB), Edison Gazoni (PDT), Chico Paraíba (PMDB), Chico Doido (PSB), Leudo Buriti (PTB), Marcos Donadon (PTB), Amarildo de Almeida (PDT) e João da Muleta (PMDB).
No trecho exibido ontem, Ellen Ruth exige que o governador defina o valor da propina:
¿ Reúne com o teu pessoal, vê o que pode. Pra gente ter uma proposta concreta pra eles. Porque a cada cinco minutos eles ligam pro Ronilton, ligam pra gente, e começa a gerar até assim, além da expectativa, tem a dúvida. Nós somos seres humanos.
Durante a semana, Chico Paraíba desistiu de participar da comissão dizendo que, se aparecesse qualquer denúncia concreta, abriria mão do mandato. Ao ¿Fantástico¿, depois de ver seu nome citado na fita, disse:
¿ Na Assembléia Legislativa tem vários Chicos. Se alguém usou o meu nome, usou sem a minha autorização.
Cassol é investigado por fraude em licitações
Além do processo de impeachment que enfrenta na Assembléia Legislativa, Cassol foi denunciado pelo Ministério Público Federal de Rondônia ao Superior Tribunal de Justiça por formação de quadrilha e fraude em licitação. O governador está sendo investigado por supostamente favorecer empresas em concorrências públicas em Rolim de Moura (RO), quando foi prefeito, entre 1998 e 2002.
A reportagem chegou a ser censurada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. Liberada a exibição, a fita provocou protestos em Rondônia. Semana passada, estudantes quebraram vidraças e lançaram um coquetel molotov no prédio da Assembléia.