Título: Jabor e Martha Medeiros encerram ciclo de debates
Autor: Alessandro Soler, Daniela Birman, Mànya Millen...
Fonte: O Globo, 23/05/2005, Rio, p. 11

A 12ª Bienal do Livro ofereceu ao público a oportunidade de conhecer mais de perto jornalistas e colaboradores dos jornais O GLOBO e "Extra". Ontem à noite, os colunistas Arnaldo Jabor e Martha Medeiros encerraram o Ciclo de Debates O GLOBO na Bienal participando do encontro "Mulheres, amor e sexo". À tarde, os colunistas Arthur Dapieve e Zuenir Ventura falaram, no Ciclo, sobre o tema "Confete de gerações: influências e estilos na escrita". Mais cedo, os colunistas Artur Xexéo, Cora Rónai e Joaquim Ferreira dos Santos debateram o futuro da crônica nos jornais.

O GLOBO também esteve presente com o talk-show 20 Minutos de Prosa, que levou ao Espaço O GLOBO/Estácio de Sá João Ximenes Braga, Patrícia Veiga, Nadja Sampaio, Luciana Fróes, Carla Lencastre, Berenice Seara, Luis Fernando Verissimo, Chico Caruso, Roberto DaMatta, Luiz André Alzer, Mariana Claudino, Arnaldo Bloch, Gustavo Stephan, Tom Leão e Carlos Albuquerque, Zuenir Ventura, Arthur Dapieve e Joaquim Ferreira dos Santos. Sobre crônica, Joaquim disse que o futuro do gênero está garantido:

_ Sempre vai ter espaço no jornal para um texto mais subjetivo e personalizado.

Cora concordou, ressaltando que o jornal como veículo puramente de informação está limitado pela concorrência da internet, do rádio e da TV, o que aumenta a importância do cronista. Xexéo se disse menos otimista, observando que hoje as crônicas são mais jornalísticas que literárias, o que faz com que se desatualizem rápido demais.

Zuenir falou da importância da Faculdade Nacional de Filosofia, onde teve professores como Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima, Celso Cunha e Cleonice Berardinelli, influências que se fazem sentir até hoje em sua vida, como está descrito no recém-lançado "Minhas histórias dos outros". Dapieve falou da influência da música em sua literatura, presente em "De cada amor tu herdarás só o cinismo".

Jabor e Martha discutiram os relacionamentos.

_ Antigamente era mais simples, os papéis do homem e da mulher eram mais definidos. Hoje se vê na revista "Caras" as pessoas casando e descasando em duas semanas. É o casamento-rodízio _ironizou Jabor.

Martha completou:

_ As pessoas ainda são educadas para casar, quando deveriam ser educadas para serem felizes.