Título: NOVOS PRODUTOS PARA UM PÚBLICO MAIS QUE FIEL
Autor: Adriana Castelo Branco
Fonte: O Globo, 22/05/2005, Rio, p. 29

Rio abrigará a maior feira religiosa da América Latina

A indústria de bebidas também já percebeu que o céu é o limite para o poder de consumo dos evangélicos. A empresa La Dorni há quatro anos lançou um vinho sem álcool, inicialmente voltado para o público da terceira idade e para naturebas. Hoje, porém, 50% dos consumidores são evangélicos. Segundo a gerente de vendas da empresa paulista, Gisele Crivelli, a bebida é muito vendida para casamentos e ceias. No Rio, ela tem destaque nas prateleiras da Lidador, que vende 30% da produção nacional de 9.600 garrafas por ano.

¿ Muita gente compra o La Dorni para presentear amigos evangélicos que não bebem ¿ conta o dono da Lidador, Joaquim Cabral.

Os evangélicos podem até não beber, mas gostam de alimentar o corpo tão bem quanto o espírito. Prova disso é o sucesso do livro ¿Culinária do tempo de Jesus¿, que traz 50 receitas de pratos degustados até mesmo pelos apóstolos. A autora, a dona-de-casa Alaíce Kater, conta que adaptou para a realidade brasileira os pratos mais citados em passagens bíblicas, como carneiro, arroz de lentilha e o pão ázimo matzoh, que Jesus partiu durante a primeira eucaristia. O livro já vendeu mais de 30 mil exemplares. Aqui pode ser encontrado na livraria God Spel, no Centro.

¿ A gente não bebe e não fuma, mas gosta de comer muito bem. É um assunto que atrai muitos leitores ¿ diz o dono da livraria, Renato Ribeiro.

Agência de viagem lança cruzeiro para casais religiosos

Mas não são apenas os prazeres da mesa que encantam os evangélicos. Conhecer outros países, principalmente Israel e Egito, tornou-se um dos programas preferidos de batistas, presbiterianos, metodistas e congregacionais, entre outros. Quem garante é o dono da agência Golforio Viagem e Turismo, Cláudio Costa, que oferece pacotes para a Terra Santa por US$1.980. No roteiro, lugares por onde Jesus passou, como o Mar da Galiléia, o Rio Jordão e o Mar Morto.

¿ Já estamos fazendo reservas para um um cruzeiro pelo litoral do Brasil para casais que querem se divertir e ao mesmo tempo louvar Deus ¿ anuncia Costa.

O empresário Eduardo Berzin Filho, dono da EBF Eventos ¿ empresa que promove a maior feira religiosa da América Latina, a Expo Cristã ¿ já agendou o Riocentro para realizá-la aqui, pela primeira vez, na Páscoa de 2006. Na feira, segundo ele, vende-se de tudo, de instrumentos musicais a móveis para igrejas.

¿ Hoje temos 190 mil locais de pregação no país e a previsão é que surjam outros 15 mil este ano ¿ diz Berzin Filho.

O crescimento do mercado evangélico levou o banco Bradesco a investir: lançou cartões de crédito em parceria com a Convenção Batista Brasileira e a Assembléia de Deus, entre outras instituições.